FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Simone Marques Lima, Jane Iris Araújo Cabrera Penasso

Resumo


O presente relato de experiência aborda aspectos teórico-metodológicos desenvolvidos em um projeto de formação concluído, direcionado aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual do polo de Rondonópolis.  Apresenta um recorte do conjunto de ações formativas organizadas pelo GeAlfa – Grupo de estudos de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação – CEFAPRO, de Rondonópolis. O objetivo consistiu em possibilitar uma reflexão teórico-prática sobre a metodologia da Resolução de Problemas matemáticos, promovendo momentos de discussão coletiva com os professores no sentido de (re) significar a ação pedagógica, subsidiando-os acerca das dimensões que envolvem o ensino da matemática. A ação formativa contemplou relação teoria e prática, sendo embasada por Lima (2017); Dante (1988); Nacarato et al (2009); Echeverria e Pozo (1998); Smole e Diniz (2001); em diálogo com a Teoria Histórico-cultural de Vigostsky e seus colaboradores.  A formação mostrou aos cursista algumas possibilidades para ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a necessária distinção entre exercícios e problemas; a potencialização de diversidade de estratégias de resolução de um mesmo problema; a importância dos registros das ações e da comunicação das estratégias adotadas na resolução; a consideração do erro como inerente ao processo educativo; a possibilidade de produção de textos em ambientes matemáticos.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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