REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – FORMAÇÃO CONTINUADA

Glauco Cauê Yamamoto Moral, Eudes Arrais Gois

Resumo


Neste artigo de um relato de experiência de formação continuada para professores de Matemática, que atuam no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, tivemos como objetivo desenvolver reflexões sobre a prática docente com estudos voltados para o diagnóstico, Metodologia de Resolução de Problemas e avaliação, tendo em vista o baixo índice nas avaliações externas, em larga escala. Com a formação sendo realizada em três dias, desenvolvemos tanto a parte teórica sobre análise dos dados das avaliações externas, quanto a elaboração do diagnóstico e o trabalho com a Metodologia de Resolução de Problemas. Também foi abordando a avaliação da aprendizagem enfatizando suas fases, diagnóstica, formativa e somativa. Ao final, desenvolvemos uma atividade de planejamento envolvendo todo andamento da formação, sendo que, buscamos alinhar a parte teórica com a prática docente, proporcionando ao professor a reflexão quanto a sua atuação profissional. Concluímos, porém, com base nas evidências apresentadas, que um dos desafios para os professores formadores é a concepção dos professores sobre a formação continuada como espaço de reflexão sobre a prática. Observamos também que os dados das avaliações externas ainda são considerados tabus dentro das unidades escolares, havendo, ou seu desconhecimento, ou até mesmo resistência na interpretação da realidade escolar, impossibilitando que novas metodologias de Ensino sejam aplicadas em sala de aula a fim de possibilitar a melhoria da aprendizagem. Baseado em todo percurso da formação continuada, inferimos que um dos caminhos para a melhoria da prática pedagógica perpassa pela reflexão-ação do fazer docente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.