PRODUÇÃO DE TEXTO: GÊNEROS MIDIÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Marizete Alves Neves Ten Caten

Resumo


Este relato visa abordar ações de formação continuada com professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental e Médio, do município de Barra do Garças. O objetivo da formação foi contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de estudos que discutissem o eixo estruturante da Língua Portuguesa, Produção de Texto, com foco nos gêneros midiáticos, tendo como suporte para o desenvolvimento das produções o uso das tecnologias digitais como smartphone, tablets e, também, notebook, todos conectados à internet. Para desenvolver a formação, utilizamos como processo metodológico os cinco momentos da mediação dialética baseados em Gasparin (2005), sendo eles: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Para os estudos da formação, nos respaldamos nos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), que trazem os gêneros midiáticos como objeto de ensino para compreender e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares. Além dos documentos oficiais, nos fundamentamos no pensamento de teóricos como: Bakhtin (1992), Rojo (2009), Geraldi, (1984), Marcuschi (2008) Koch (2010), dentre outros. Na formação, esperamos como resultados que os professores se inteirassem dos novos gêneros midiáticos propostos pela Base Nacional Comum Curricular e a inserção das tecnologias como recursos digitais para a produção escrita desses novos gêneros na cultura digital. Assim, percebemos que os conteúdos ali tratados fizeram a diferença na prática dos professores envolvidos. Eles demostraram um aprendizado  positivo no momento da elaboração e execução dos planos de aula com os gêneros midiáticos.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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