A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE SERES VIVOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Maria Eugênia Batista da Silva Neta, Beatriz Goulart Vilela Beatriz Goulart Vilela

Resumo


Face a concepção da didática tradicional, percebida na organização do ensino de Ciências, que contribui pouco para a superação do pensamento empírico, pois mantém a visão da realidade apenas na aparência, sem buscar o porquê que as coisas são como são, assim a organização do ensino na perspectiva da teoria histórico-crítica, mostra-se como uma possibilidade de transformação do pensamento. Assim, o objetivo desse relato de experiência foi avaliar o desenvolvimento do conteúdo de seres vivos, organizado na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, para a aula de Ciências do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, numa escola pública estadual de Mato Grosso, relatando os processos de organização, desenvolvimento e as experiências vividas pelos os sujeitos envolvidos, quais sejam, a professora regente da turma, os estudantes e a professora formadora. Essa turma, de 30 estudantes, apresentava dificuldade de aprendizagem – leitura, compreensão, interpretação de texto, escrita e também de disciplina. Na busca de ameniza essas questões resolvemos trabalhar com a metodologia de ensino na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Partimos da seguinte questão: como trabalhar a metodologia da mediação dialética diante de uma turma com dificuldades conteúdo e disciplina e do pouco conhecimento da professora regente sobre essa teoria? A metodologia da aula se ancorou nos passos da Pedagogia Histórico-Crítica, embora não tivesse a pretensão de segui-los de forma linear. As aprendizagens da professora na organização do ensino e dos estudantes durante as aulas, foram percebidas nos indícios de fala, desenho e representações da aprendizagem do conceito de seres vivos.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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