A GESTALT TERAPIA APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR PARA A TOTALIDADE DA CRIANÇA

Lívia De Oliveira Teixeira Dias Carvalho, Elaine Cristina Navarro

Resumo


A pesquisa teve como objetivo compreender a Gestalt Terapia e sua aplicabilidade no ambiente escolar, com ênfase no olhar para a criança.  Os objetivos específicos são conhecer a Gestalt Terapia e sua perspectiva acerca da totalidade dos indivíduos; identificar as contribuições desta abordagem para a educação e atuação dos professores voltados para a totalidade das crianças e descrever um trabalho na escola orientado pela Gestalt Terapia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de fornecer um aporte teórico sobre a temática em estudo, contribuindo para uma visão histórica e acadêmica do tema, além de propor uma nova direção e novos encaminhamentos teóricos. Assim, por meio desta pesquisa, foi possível compreender um pouco mais sobre a Gestalt Terapia e sua aplicabilidade no âmbito escolar, destacando que esta abordagem é de grande valia para a educação na medida que desconsidera a aprendizagem automática e prima por situações que propiciam experiências enriquecedoras e variadas, que conduzam o aluno a realizar ajustamentos criativos, a efetuar ciclos de contato saudáveis, permitindo-lhe a tomada de consciência de suas relações para que possam aprender.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.