O SISTEMA EAD COMO INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Thamy Pinheiro de Oliveira Miranda, Pábio Rodrigues Paula, Rossano Figueiredo Golin, Gisele Silva Lira de Resende

Resumo


Este estudo teve o objetivo de fazer uma análise dos aspectos ligados ao Ensino Superior por meio da modalidade a distância. Fez-se uma abordagem investigativa no intuito de compreender se esse sistema de ensino possui a mesma eficiência que o processo ensino-aprendizagem da educação presencial, além de, analisar os principais reflexos causados na formação profissional, listar as vantagens e desvantagens. Foi analisado a evolução histórica do Ensino à Distância (EAD) no Brasil, bem como o processo de democratização do ensino por meio desse sistema, para ao final entender os reflexos causados na Educação Superior. Foi uma pesquisa básica, cuja forma de abordagem foi a qualitativa, quanto aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória por ser a mais adequada para lidar com as informações coletadas, foi realizada por meio do método dedutivo e o método comparativo por permitir comparar como a Educação a Distância pode influenciar na formação profissional do indivíduo. Foi de suma importância a busca pelos posicionamentos de autores como como Lopes (2017), Palange (2017) e Pimentel (2017), por debaterem acerca do tema em análise. Conclui-se que, a educação à distância tem sido uma experiência positiva de inclusão social, porém com as amarras do capitalismo que induz a busca pelo lucro e fomenta a economia por meio de ofertas de cursos superiores à distância. A importância do Ensino a Distância como meio de democratização do Ensino consta como um dos caminhos que pode determinar o sucesso de um indivíduo impossibilitado de obter sua formação pelo sistema presencial de ensino.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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