A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRATICADA NO NORTE MATOGROSSENSE: ANÁLISE DE PERCURSO E IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES

Everaldo Antônio Dill, Eduardo Ribeiro Mueller, Irene Cristina de Mello

Resumo


O presente artigo apresenta um relato de experiência, envolvendo percepções
resultantes de uma ação formativa promovida em escolas do campo, nos municípios-polo do CEFAPRO de Matupá/MT, (Centro de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica), durante dois anos e meio. As observações resultaram em um esboço, aqui apresentado, e suscita o repensar em termos de formação continuada para professores de escolas onde a Educação do Campo é praticada, no estado de Mato Grosso. Nos últimos oito anos essa Educação foi gradualmente implantada nas escolas da região, com nítidos avanços e emergência de novos desafios. Algumas questões foram surgindo, e cita-se como exemplo a dificuldade que professores enfrentam em articular os conhecimentos inerentes à prática educativa, no âmbito da Educação do Campo, que prevê em suas ações a participação popular e a ação dos movimentos sociais, condição quase inexistente nas escolas. Além do mais, as práticas atuais ainda parecem se ressentir de aprofundamentos conceituais, no que concerne à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Assim, o desafio que se apresenta para a
formação continuada de educadores parece estar na inconsistência metodológica e conceitual,
na articulação entre as disciplinas, e destas com a comunidade, situação agravada pela ainda
tímida identidade que indique o campo na qual essa modalidade está situada.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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