A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Resumo
A Constituição Brasileira de 1988 indica que as Universidades Federais no Brasil possuem como pilar a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. Porém, na prática, é possível observar que, grande parte dos docentes, não colaboram com este objetivo, o que pode resultar em um ensino que não estimula a construção do conhecimento e a prática social. Nesse cenário surge a dúvida: Como o docente no Ensino Superior deve conciliar suas tarefas e realizar Ensino, Pesquisa e Extensão? Assim, o trabalho tem por objetivo analisar as dificuldades do docente universitário em realizar, efetivamente, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Para isso, foi realizada uma pesquisa de objetivo exploratório com procedimento técnico bibliográfico, a partir de pressupostos teóricos dos seguintes autores: Moita & De Andrade (2009), Freire (1996) e Chauí (2003). Contatou-se que é preciso levar em consideração que o tripé, acima mencionado, está interligado e, juntos, possibilitam a compreensão e interpretação do conceito de educação. Conclui-se que a interdependência entre pesquisa, ensino e extensão tem sido deficiente nas instituições de Ensino Superior, principalmente em virtude da estrutura disponibilizada para os docentes. Logo, é de importância singular que a visão acerca das funções da Universidade seja ampliada, a fim de que os princípios que a norteia sejam colocados em prática e se tenha, por conseqüência, egressos críticos e comprometidos socialmente com a comunidade
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ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
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