O DISCURSO DA SUBALTERNIDADE COMO UM MECANISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LITERATURA

Elizangela Teixeira Longuinho Antiquera, Heloísa Helena Ribeiro de Miranda

Resumo


Sempre há alguém que não consegue se encaixar em rótulos e se permite ultrapassar os limites dos discursos ideológicos. Entre esses sujeitos, encontra-se o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que conseguiu transpor tais enunciados e refletiu abertamente sobre as mazelas da população latino-americana. Nessa perspectiva, o que se propõe aqui é tentar identificar como o estudo do discurso literário pode se compor como uma metodologia no ensino de literatura, no intuito de refletir com o educando como é possível romper com o discurso da subalternidade que se configura no texto literário. Para tanto, partiu-se da análise formal e de conteúdo do ensaio jornalístico “Ciento veinte millones de niños enel centro de la tormenta”, retirado da obra Las venas abiertas de América Latina (1971). Nessa vertente, o ensino de literatura, por meio do discurso literário, compõe-se como um aliado no rompimento de paradigmas e no surgimento de novas epistemes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.