INTER-RELAÇÕES ENTRE O MOVIMENTO E A TEORIA DE VYGOTSKY
Resumo
O saber que não vem da experiência, do contato direto com o mundo, não é
realmente saber; o aprendizado e o conhecimento são necessariamente mediados. Essas são algumas ideias que caracterizaram o trabalho do psicólogo bielo-russo, Lev Semenovich Vygotsky, que se preocupou em explorar o papel da mediação dentro de uma perspectiva sócio-histórica, e que via na cultura, nos hábitos e nos costumes um referencial para o desenvolvimento da criança. Dentro dessa perspectiva, tem-se o movimento corporal, na instituição escolar, importante ferramenta para a construção de significados, visto que o corpo é uma sede de signos, e os movimentos obedecem a aspectos socioculturais. O presente artigo faz uma relação entre a teoria de Vygotsky e o movimento corporal, na educação infantil, como forma de estimular e orientar a criança no descobrimento de novas possibilidades de aprendizado, balizadas em aspectos socioculturais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
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ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
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