O DESENHO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES VIGOTSKIANA

Simone Cavalcante da Silva, Giovani Ferreira Bezerra

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender se e como professores da pré-escola utilizam o desenho nas atividades de rotina da Educação Infantil e quais são as práticas pedagógicas quanto ao seu uso, tendo em vista a necessidade de compreender o seu exercício pelas crianças e sua evolução e quanto é importante um olhar diferenciado sobre as produções infantis. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com teóricos que seguem a linha da Psicologia Histórico-Cultural, e entrevista semiestruturada com três professoras da Educação Infantil, de uma cidade localizada no Sul de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicaram que as professoras da Educação Infantil ainda necessitam de muito conhecimento e formação, para que compreendam que a criança é um ser que está em construção de seu conhecimento e que necessita de diversas vivências, experiências e mediação, para desenvolver sua imaginação, criatividade e todas as especificidades que a atividade gráfica do ato de desenhar proporciona.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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