ENTRELAÇAMENTO DE FORMAÇÕES DISCURSIVAS: O ESPORTE E A PUBLICIDADE NA COPA DO MUNDO 2014
Resumo
Este artigo tem por objetivos analisar, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, os enunciados que perpassaram propagandas comerciais veiculadas durante o período de realização da Copa do Mundo 2014, ocorrida no Brasil; assinalar a existência do entrecruzamento de formações discursivas em tais comerciais; e verificar como ocorre a (re)construção de discursos e enunciados tendo em vista distintas condições de produção. Para isso, a título de contextualização, traça algumas considerações a respeito dos jogos do campeonato mundial e da expectativa da sociedade e do mercado brasileiro em relação à realização da Copa do Mundo 2014. A análise de quatro propagandas revela enunciados e formações ideológicas e discursivas apropriadas pela publicidade na tentativa de sempre enfatizar perspectivas otimistas aos consumidores, independente dos fatos ocorridos.Downloads
Publicado
2024-10-03
Como Citar
DE OLIVEIRA, André Assis Lôbo; LÔBO, Célia Márcia Gonçalves Nunes; MELO, Vanessa Siqueira. ENTRELAÇAMENTO DE FORMAÇÕES DISCURSIVAS: O ESPORTE E A PUBLICIDADE NA COPA DO MUNDO 2014. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 12, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/943. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos