A VERTICALIZAÇÃO CURRICULAR NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Klaus Rene Trein Laino Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Silvane dos Passos Barbosa dos Santos Araújo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este artigo trata da verticalização curricular nos Institutos Federais, uma configuração político-pedagógica que objetiva a oferta de itinerários formativos integrados, por eixos tecnológicos, do ensino básico até a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), otimizando a infraestrutura, o pessoal e os recursos de gestão. O objetivo pretendido aqui é apresentar, com base no método da revisão bibliográfica, uma análise sobre a verticalização nos Institutos Federais, tensionando a relação entre os ganhos dessa configuração político-pedagógica para os Institutos Federais e o respectivo custo provocado em termos de precarização do trabalho docente nessas instituições. Como resultado, apontou-se que apesar da configuração político-pedagógica dos Institutos Federais ofertar um conceito de educação profissional e tecnológica sem paralelo e com grande potencial, se trata de algo complexo e ainda em construção, de modo que é de fundamental importância abrir espaço nesse contexto para um diálogo mais amplo sobre o impacto da implementação da verticalização curricular no trabalho docente, objetivando a construção de um caminho que não reproduza incoerências institucionais. O presente artigo socializa um recorte dos estudos e análises em desenvolvimento no curso de doutorado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/Doutorado em Rede (EDUCANORTE/Polo UFT).

Biografia do Autor

Klaus Rene Trein Laino, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Rede Educanorte. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UFT. Professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Silvane dos Passos Barbosa dos Santos Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Educação na Amazônia pela UFT – Rede Educanorte. Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Rede Municipal de Altamira/PA.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutor em Educação, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Trein Laino, K. R., dos Passos Barbosa dos Santos Araújo, S., & Trindade Rocha, J. D. (2024). A VERTICALIZAÇÃO CURRICULAR NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista FACISA ON-LINE, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/905

Edição

Seção

Artigos