A LIBRAS COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Kelli Cristina Freitas Trindade Centro Universitário Univates
  • Lucas Baracho Sousa Centro Universitário Cathedral - Unicathedral

Resumo

A pesquisa intitulada: “A LIBRAS como Processo de Inclusão na Comunidade Escolar”, teve início no ano de 2016, na Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes localizada no Município de Barra do Garças- MT. A pesquisa se deu mediante ao desenvolvimento de um projeto elaborado pelo Intérprete de LIBRAS desta mesma instituição, com finalidade de proporcionar a interação e inclusão do aluno surdo, por meio da valorização da LIBRAS na comunidade escolar, buscando assim, diminuir as barreiras do preconceito e da comunicação. A pesquisa aconteceu, com auxílio do estudo de caso que envolveu toda a comunidade escolar, com abordagem etnográfica e cunho qualitativo, pois, além de, ações que valorizassem a cultura surda e a LIBRAS, utilizou-se também a entrevista com professores e alunos como instrumento para as coletas de dados. Após a análise e resultados do projeto percebeu-se o quanto a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, pode contribuir para o processo de inclusão, valorização e desenvolvimento do aluno surdo, uma vez que, para se aceitar um sujeito, necessário se faz conhecer sua identidade, cultura e Língua.

Biografia do Autor

Kelli Cristina Freitas Trindade, Centro Universitário Univates

Mestranda em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Educação pela Faculdade de Vila Velha.  Especialização na Formação de Professores Bilingue - LIBRAS pela Faculdade Alfredo Nasser.

Referências

BALIEIRO CR, Trenche MCB. Da escrita à fala: indícios da presença da escrita no discurso da criança surda. Disturb Comun 2006;18(1):95-102.

COUTINHO, Aldacy Rachid. Forca da Lei e o Projeto de Declínio da Ordem Simbólica. v. 18, n. 1, p. 89-112, jan./abr. 2017

DIZEU Liliane Correia Toscano de Brito & CAPORALI Sueli Aparecida:Língua de Sinais Constituindo o Surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 583-597, Maio/Ago. 2005 583 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

FERNANDES. Sueli. Educação de surdos. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. 141 p.

GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996.

LACERDA CBF. O que dizem/sentem alunos participantes de uma experiência de inclusão escolar com aluno surdo? Rev Bras Educ Esp 2007;13(2):257-80.

LACERDA C.B.F e LODI A. C. B. Uma Escola em Duas Línguas – Letramento em Língua Portuguesa e Língua de Sinais nas Etapas Iniciais de Escolarização. Porto Alegre. Mediação, 2009.

MENDONÇA, Lorena Medeiro de; CARVALHO, Tatiana Wila de; DOMINGUES, Luciana Santos; FARIA, Ana Carolina Cintra. A Importância da Libras como Componente Curricular na Educação Básica. Luziânia – GO, 2018.

NOGUEIRA, Emanuela Pinheiro; BARROSO, Maria Cleide da Silva; SAMPAIO, Caroline de Goes. A Importância da Libras: Um olhar sobre o ensino de química a surdos. Investigações de Ensino em Ciências. V. 23 (2) – Ago. 2018 pp. 49 – 64.

SALLES, Heloisa.M.M.L. Ensino de Língua portuguesa para Surdos Camihos para a prática pedagógica. Brasíia: MEC, SEESP, 2004. V1

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Trindade, K. C. F., & Baracho Sousa, L. (2024). A LIBRAS COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista FACISA ON-LINE, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/819

Edição

Seção

Artigos