DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARANAÍBA/MS

Autores

  • Washington Cesar Shoiti Nozu
  • Valdir Bento Souto

Resumo

O presente texto insere-se nos estudos que têm como norte o princípio da dignidade da pessoa humana, considerado o fundamento dos direitos humanos. Delimitando a temática, objetivou-se levantar as concepções e percepções de professores da rede pública de ensino de um município sul-mato-grossense acerca da dignidade da pessoa humana, de modo a revelar suas preocupações, críticas e sugestões para a promoção desse princípio. O ciclo metodológico do trabalho configurou-se a partir de estudo bibliográfico sobre o tema da dignidade e de pesquisa de campo, instrumentalizada por meio de uma entrevista realizada com cinco professores da rede pública de ensino de Paranaíba/MS. Posteriormente à coleta, os dados foram tabulados e analisados, tendo como referência alguns pressupostos teóricos que discutem a dignidade da pessoa humana. Os resultados apontam que as percepções dos professores sobre o assunto ultrapassaram a problemática da sala de aula e alcançaram questões sociais, culturais, políticas e territoriais mais amplas, já que relatam, ao refletir sobre a dignidade, suas dificuldades vivenciadas no cotidiano tanto na escola quanto fora dela.

Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenador do Grupo de Estudos Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Valdir Bento Souto

Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Araçatuba). Graduando em Direito pelas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Membro do Grupo de Estudos Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Imprensa Oficial, 1988.

IBGE. Censo demográfico 2010. Disponível em: <www.ibge.com.br>. Acesso em 09/06/2012.

KANT, Immanuel (1785). Fundamentação da metafísica dos costumes. Disponível em: <http://ufpr.cleveron.com.br/arquivos/ET_434/kant_metafisica_costumes.pdf>. Acesso em: 29/09/2014.

MICHAELIS. Moderno dicionário. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br>. Acesso em: 29/09/2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

NOZU, Washington Cesar Shoiti. Política e gestão do atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. Dourados, MS: UFGD, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação).

PEQUENO, Marconi. O fundamento dos direitos humanos. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/01/02_marconi_pequeno_fundamento_dh.pdf>. Acesso em: 29/09/2014.

Downloads

Como Citar

Nozu, W. C. S., & Souto, V. B. (2015). DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARANAÍBA/MS. Revista FACISA ON-LINE, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/77

Edição

Seção

Artigos