O DIREITO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM OLHAR PARA ALÉM DA LEGISLAÇTHE RIGHT OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: A LOOK BEYOND THE LEGISLATIONÃO

Autores

  • Elisangela dos Santos Bezerra
  • Marta Maria Gama Centro Universitário UNICATHEDRAL

Resumo

Este ensaio trata da temática dos direitos da criança com Transtorno de Espectro do Autismo: um olhar para além da legislação, uma realidade que atinge milhões de pessoas. O interesse em abordar essa temática surgiu a partir da obra literária “Vicente o diferente”, de Ana Amélia Cardoso (2020), bem como autores que discutem convivência com a criança que possui TEA. Ademais, este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem da criança com autismo na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa e fontes bibliográficas de Camargo e Bosa (2009), Fernandes (2009), Lei Berenice Piana (12.764/12) e Direitos Humanos (1948). A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: As crianças com espectro de autismo aprendem? Elas têm seus direitos garantidos? Os professores da rede regular estão de fato capacitados para ensinar crianças com autismo? São habilitados para atendê-las? Na investigação, concluiu-se que a criança com TEA é totalmente passível ao aprendizado, desde que seja mediada de maneira adequada com um acompanhamento especializado e por meio da utilização de todos os recursos que forem necessários para melhor aprimorar o desenvolvimento dessa criança.

 

PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Educação Infantil. Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Marta Maria Gama, Centro Universitário UNICATHEDRAL

Mestra em Ensino pela Universidade de Cuiabá - UNIC / IFMT. Pós-Graduação em Metodologia e Didática pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Catedral de Barra do Garças-MT. Graduação em Pedagogia, pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia-UNIVAR-MT. Graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Professora da Educação Básica, tem experiência na Educação Infantil, Ensino fundamental, ministrou aulas de Matemática e Ciências Naturais. Formação Inicial e Continuada de Professores. Atuou como Gestora, Coordenadora Pedagógica, Tutora do PROGESTÃO (1976-2006). Professora do Centro Universitário de Barra do UniCathedral desde 2013. Professora do Centro Universitário do Vale do Araguaia - UNIVAR. (1999-2002). Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças-MT, onde atuou na Formação Continuada de Professores e Gestores do Município, a Coordenadora do DORAGARÇAS na secretaria Indígena da Etnia Xavante (2005-2007). Professora substituta da UFMT na Disciplina Didática, nos Cursos de Letras, Física, Química. Professora de Cursos de Pós Graduação, na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. onde atuou na Formação Continuada de Professores e Gestores do Município, Coordenadora do DORAGARÇAS na secretaria Indígena da Etnia Xavante (2005-2007). Professora substituta da UFMT na Disciplina Didática, nos Cursos de Letras, Física, Química. Professora de Cursos de Pós Graduação, na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. onde atuou na Formação Continuada de Professores e Gestores do Município, Coordenadora do DORAGARÇAS na secretaria Indígena da Etnia Xavante (2005-2007). Professora substituta da UFMT na Disciplina Didática, nos Cursos de Letras, Física, Química. Professora de Cursos de Pós Graduação, na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. Coordenadora do DORAGARÇAS (2005-2007). Professora substituta da UFMT na Disciplina Didática, nos Cursos de Letras, Física, Química. Professora de Cursos de Pós Graduação, na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. Coordenadora do DORAGARÇAS (2005-2007). Professora substituta da UFMT na Disciplina Didática, nos Cursos de Letras, Física, Química. Professora de Cursos de Pós Graduação, na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo. na área da educação da Faculdade Catedral. Assessora da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadora do Projeto Arara Azul (2003-2006). Desenvolve atividades de Iniciação para pesquisa na perspectiva histórico-cultural, na educação matemática, formação de professores e perspectiva histórico-cultural. Orientadora do Curso de Pedagogia nas áreas de Psicologia, Didática e Currículo.

Referências

BOSA, Cleonice Alves. Autismo: atuais interpretações para antigas observações, 2009. In: BAPTISTA, Claudio; BOSA, Cleonice (org.). Autismo e educação: atuais desafios. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Lei Federal nº 12.764/2012, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF: 28 dez. 2012.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 10 set. 2020.

CAMARGO, Siglia Pimentel Hober; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicol e Soc. 2009; 21(1): 65-74. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/KT7rrhL5bNPqXyLsq3KKSgR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2020.

CARDOSO; Maria Luísa Magalhães Nogueira. Vicente, o diferente. Campo Grande: Editora Inovar, 2020.

CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FERNANDES FDM. Famílias com crianças autistas na literatura internacional. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):427-32.

GOMES, Souza. O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação. 2010. 222 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2010.

KLIN, Amin. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/jMZNBhCsndB9Sf5ph5KBYGD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2020.

NADAL, Paula. O que são os transtornos globais do desenvolvimento (TGD)? Revista Nova Escola, abr. 2011. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/transtornos-globais-desenvolvimento-tgd-624845.shtml Acesso em: 15 set. 2020.

POLONIA, Ana da Costa; SENNA, Sylvia Regina C. M. A ciência do desenvolvimento humano e suas interfaces com a educação. In: DESSEN, Maria Auxiliadora; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz (Org.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.

RIBEIRO, Disneylândia Maria. Barreiras atitudinais: obstáculos e desafios à inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Recife: UFPE, 2016. 114 f. Dissertações de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SANTOS, Bianca Goulart Dos. A garantia do direito à educação da criança autista, 2018. Disponível em: https://www.pucrs.br/direito/wp-content/uploads/sites/11/2018/09/bianca_santos.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

SERRA, Dayse Carla Genero. A inclusão de uma criança com autismo na escola regular: desafios e processos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Ciências e Humanidades da Universidade do Estado do Rio De Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/Dayse_Carla_Genero_Serra-ME.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

SILVA, Aíla Maria de Oliveira; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Abordagens Das Práticas Educacionais Da Criança Com Autismo: Um Estudo Das Pesquisas Acadêmicas Na Área, 2002. Disponível em: https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2017/08/abordagens-das-prAticas-educacionais-da-criaanCa-com-autismo-setepe.pdf . Acesso em: 20 out. 2020.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 10 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Bezerra, E. dos S., & Gama, M. M. (2021). O DIREITO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM OLHAR PARA ALÉM DA LEGISLAÇTHE RIGHT OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: A LOOK BEYOND THE LEGISLATIONÃO. Revista FACISA ON-LINE, 10(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/677

Edição

Seção

Artigos