CORAÇAO NO PUNHO E O SANGUE NO CIÚME: O JOGO ENIGMÁTICO EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS Epaminondas

Autores

  • Epaminondas de Matos Magalhaes
  • Renalto Ferreira Bina Junior

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir a relação homossocial e homossexual presente na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, marcando, por assim dizer, um texto que se lança para além das perspectivas realistas, mas que se enquadra como romance moderno, ao trazer, sob o signo do silêncio e do escuro, a problemática da homossexualidade engendrada de uma forma sutil, mas sem perder todo o efeito reflexivo que a literatura possui.

Biografia do Autor

Epaminondas de Matos Magalhaes

Mestre em estudos de linguagem, pela universidade federal de mato grosso. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso- campus de Pontes e Lacerda.

Renalto Ferreira Bina Junior

Graduando em Letras, pela Universidade Estadual de Mato Grosso. Professor da Escola Estadual Getúlio Vargas.

Referências

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. 4a ed. São Paulo: Unesp, 1998.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. São Paulo: Nankin Editorial: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Between Men - English Literature and Male Homosocial Desire. New York: Columbia University Press, 1985.

Downloads

Como Citar

Matos Magalhaes, E. de, & Bina Junior, R. F. (2015). CORAÇAO NO PUNHO E O SANGUE NO CIÚME: O JOGO ENIGMÁTICO EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS Epaminondas. Revista FACISA ON-LINE, 3(3). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/65

Edição

Seção

Artigos