A PANELA DE PRESSÃO E A FÍSICA, COMO MÉTODO PEDAGÓGICO DO COTIDIANDO À INCLUSÃO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Edemilson Botelho Rodrigues
  • Leandro Mendes Possamai

Resumo

A Física, para muitos estudiosos trata ser a ciência fundamental do universo. O termo vem do grego, tendo como a ciência que estuda as propriedades da natureza, considerada ser entre outras, a disciplina mais antiga, além de ter como sinônimo a filosofia, química e certos ramos da matemática e biologia. Como ciência, a física faz uso do método científico, baseando-se na matemática e na lógica para a formulação de seus conceitos, do mesmo modo uma ciência experimental. Entre as principais teorias da Física, destaca-se a mecânica clássica, o eletromagnetismo, a relatividade, a termodinâmica e a mecânica quântica. Este trabalho tem como objetivo despertar no aluno o senso crítico, voltado a pesquisa científica ao conhecimento da física, e assim, construir método pedagógico na inclusão de experimentos, voltado ao ensino médio, com as relações entre calor e trabalho, além de estudar transformações gasosas particulares sob o ponto de vista energético, assim como o funcionamento das máquinas térmicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficos e vários experimentos com alunos do ensino médio. A abordagem dada às informações foi qualitativa permitindo melhor visualização à aprendizagem junto com os alunos. A partir dos experimentos aplicados constatou a uma diferenciação de experimento aplicado e nova forma de avaliar e aplicar estudos voltados ao Ensino Médio, com dinamismo criando ampla visão, para novos formatos de experimentos a ser aplicado.

Downloads

Como Citar

Rodrigues, E. B., & Possamai, L. M. (2020). A PANELA DE PRESSÃO E A FÍSICA, COMO MÉTODO PEDAGÓGICO DO COTIDIANDO À INCLUSÃO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO. Revista FACISA ON-LINE, 8(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/495

Edição

Seção

Artigos