TEATRO: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Verenice Salete Broch de Assis
  • Maria José de Souza Vaz e Silva
  • Sandra Maria Araújo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições da arte- teatro, no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental, buscando refletir sobre as possibilidades que o teatro proporciona na aprendizagem das crianças, não somente como entretenimento, mas como elemento de construção do conhecimento. A pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições do ensino de teatro para as crianças do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, e, para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com as técnicas de observação, entrevista semiestruturada com os profissionais da educação e análise do Projeto Político-Pedagógico – PPP - e do Projeto Mais Educação. Os resultados da pesquisa mostraram que os educadores que atuam na disciplina de artes deveriam se utilizar da arte teatro como instrumento que auxilia no conhecimento, uma vez que ele contribui na formação integral do aluno.

Biografia do Autor

Verenice Salete Broch de Assis

Acadêmica do 8º semestre do Curso de Pedagogia – Licenciatura – Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia-FACISA-Barra do Garças- MT.

Maria José de Souza Vaz e Silva

Especialista em Docência no Ensino Superior pela FACISA- Barra do Garças- MT e em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande- Barra do Garças – MT. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - FACISA– Barra do Garças - MT e orientadora da pesquisa. Professora da Rede Estadual de Goiás e Coordenadora da Educação Infantil do Município de Aragarças

Sandra Maria Araújo

Mestre em Educação a Distância pela universidade Federal do Ceará– UFC, Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal- FEC/RO e em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande- Barra do Garças – MT. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - FACISA, - MT. Professora de Ensino Fundamental do Estado de Mato Grosso –MT. Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Aragarças.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - Arte. Volume 6. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Ensino Fundamental. Brasília: A Secretaria, 2001.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Mais Educação. Brasília: MEC, 2007.

CAMARGO, Maria Aparecida. Teatro na escola: a linguagem da inclusão. Passo Fundo: UPF, 2003.

COELHO, Raquel. Teatro: no caminho das artes. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1999.

FRAUCHES, Celso da Costa. Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Anotada e Legislação Complementar: Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. 4 ed. Marília: CM consultoria, 2001.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas SP:Papiros,2001.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2004.
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia B. O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar. 2 ed. Campinas SP: Papiros, 2010.

REVERBER, Olga. Um Caminho do teatro na escola, São Paulo: Scipione, 1997.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira; PIMENTEL, Franco Luciano Pereira. (org). O ensino de teatro: desafios e possibilidades contemporâneas. Goiânia: Grafset, 2009.

Downloads

Como Citar

de Assis, V. S. B., e Silva, M. J. de S. V., & Araújo, S. M. (2015). TEATRO: UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista FACISA ON-LINE, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/44