CAVERNA DO DRAGÃO: A IMAGEM, O SONHO E SUAS REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Epaminondas Matos Magalhães Instituto Federal de Mato Grosso
  • Marcos Aparecido Pereira

Resumo

Esse artigo objetiva analisar um dos desenhos mais famosos da década de 80: Caverna do Dragão, partindo de conceitos da psicanálise, em especial Jung e Freud. Nesse trabalho compreende-se o desenho como representação alegórica de arquétipos do inconsciente e as aventuras vividas pelos personagens enfrentamentos relacionados com a experimentação do Self. Dessa forma, buscamos, primeiramente, entender as imagens dos principais personagens e suas possíveis associações arquetípicas. Em seguida, procuramos estabelecer relação entre essas figuras e a confrontação dialógica das forças autônomas do inconsciente coletivo na busca pela individuação.

Biografia do Autor

Epaminondas Matos Magalhães, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Letras

Marcos Aparecido Pereira

Mestre em Ensino (IFMT). Doutorando em Estudos Literários pela UNEMAT

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FREUD, S. A interpretação dos sonhos (I) (1900). In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. IV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HANDERSON, Joseph L. Os mitos antigos e o homem moderno. In: JUNG, Carl Gustav (Org.). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro. Autores Associados, 2008, Cap. 2, p. 133-205.

JUNG, Carl Gustav. (Org). Chegando ao inconsciente. In: ______. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro. 2008, Cap. 1, p. 15-131.

JUNG, Carl Gustav. Espiritualidade de transcendência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Magalhães, E. M., & Aparecido Pereira, M. (2021). CAVERNA DO DRAGÃO: A IMAGEM, O SONHO E SUAS REPRESENTAÇÕES. Revista FACISA ON-LINE, 10(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/439

Edição

Seção

Artigos