A AVALIAÇÃO DIALÓGICA E A SUA APLICABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Juthsney de Oliveira
  • Marli Terezinha Wagner Adams

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a avaliação dialógica, fundamentada na perspectiva dialética e a sua aplicabilidade no ensino superior. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa a bibliográfica, com embasamento em obras que abordem o assunto. Propõe-se um estudo direcionado ao diálogo e ao questionamento da realidade, com o intuito de identificar o reflexo desse processo no aprendizado e na construção do conhecimento do aluno. A pesquisa leva ao encontro dos resultados positivos possíveis de serem alcançados, em sala de aula, ao se utilizar a avaliação dialógica. A análise investiga a origem do tema e a relevância da sua abordagem e, ainda, os conceitos da avaliação dialógica e qual comportamento do docente é inerente a essa avaliação. O estudo remete a ela como mudança, possibilitando a transformação baseada na contradição ao modo como se vinha fazendo a avaliação no modelo tradicional, intercedidas pelo movimento. A abordagem aprofunda o conceito da dialética bem como na sua aplicabilidade, investigando a influência na forma de pensar e agir do indivíduo e no seu desenvolvimento intelectual no ensino superior.

Biografia do Autor

Juthsney de Oliveira

Pós Graduanda em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - FACISA, licencianda em Letras pela UFMT.

Marli Terezinha Wagner Adams

Mestre em Educação nas Ciências – UNIJUÍ / RS, Professora da Rede Pública Estadual em Barra do Garças/Mato Grosso (Escola Estadual “Antonio Cristino Côrtes”) e da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA.

Referências

BOCK, Ana, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992. Disponível em: <http://://chasqueweb. ufrgs.br/~slomp/edu01011/bock-behaviorismo.pdf.>. Acesso em 19 jan. 2013.

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos, Porto Alegre: Mediação 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 17 ed. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

KONDER, Leandro. O que é dialética? 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? Série Ideias, São Paulo, n. 8, p. 76, 1998.

________. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 85, 2002.

________. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. Revista Aprender a Fazer, Curitiba, n. 36, p. 4, 2004.

SOUZA, Renata Adriana de. A construção discursiva de crianças e adolescentes em documentários brasileiros: real, simbólico, imaginário. Maringá: UEM, 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Faculdade de Letras, Universidade Estadual de Maringá, 2009.

Downloads

Como Citar

de Oliveira, J., & Adams, M. T. W. (2015). A AVALIAÇÃO DIALÓGICA E A SUA APLICABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR. Revista FACISA ON-LINE, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/41