JOGO DIALETICOS

Autores

  • Eden Grei Côrtes Artiaga SEDUC/MT

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre o jogo Dialeticos, suas bases teóricas e seu objetivo para o ensino de filosofia no nível médio.  O jogo funciona desenvolvendo as habilidades lógicas: dialéticas e analíticas, no sentido de tornar o estudante capaz de analisar as contradições que existem em problemas morais e políticos, bem como estabelecer um diálogo inteligível e profícuo com quem diverge. Para alcançar esse objetivo o jogo utiliza o mínimo de conteúdo filosófico necessário, a saber, princípios da dialética socrática e da lógica aristotélica, criando uma plataforma de diálogo a partir de 4 tipos de argumento, sem conteúdo pressuposto, com exceção do tipo de argumento: acusar de falácia. Tal argumento descreve 21 tipos diferentes de falácia e serve para que o jogador acuse outros argumentos de serem falaciosos. Os outros tipos de argumento são: tese; antítese e; questão; que servem respectivamente para: responder/corroborar; discordar e; perguntar. O jogo começa com uma ‘questão inicial’, que apresenta uma indagação sobre um problema moral ou político a ser resolvida através de um debate. O objetivo do jogo é responder a questão inicial e, isso só acontece satisfatoriamente quando todos os jogadores entram em consenso. Os jogadores podem argumentar sem limite até que um juiz/mediador declare o fim. O jogo pretende ser uma metodologia para a prática do diálogo crítico, preparando o educando para o exercício da cidadania e da convivência fraterna.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Artiaga, E. G. C. (2020). JOGO DIALETICOS. Revista FACISA ON-LINE, 9(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/365

Edição

Seção

Artigos