A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRATICADA NO NORTE MATOGROSSENSE: ANÁLISE DE PERCURSO E IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência, envolvendo percepções
resultantes de uma ação formativa promovida em escolas do campo, nos municípios-polo do CEFAPRO de Matupá/MT, (Centro de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica), durante dois anos e meio. As observações resultaram em um esboço, aqui apresentado, e suscita o repensar em termos de formação continuada para professores de escolas onde a Educação do Campo é praticada, no estado de Mato Grosso. Nos últimos oito anos essa Educação foi gradualmente implantada nas escolas da região, com nítidos avanços e emergência de novos desafios. Algumas questões foram surgindo, e cita-se como exemplo a dificuldade que professores enfrentam em articular os conhecimentos inerentes à prática educativa, no âmbito da Educação do Campo, que prevê em suas ações a participação popular e a ação dos movimentos sociais, condição quase inexistente nas escolas. Além do mais, as práticas atuais ainda parecem se ressentir de aprofundamentos conceituais, no que concerne à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Assim, o desafio que se apresenta para a
formação continuada de educadores parece estar na inconsistência metodológica e conceitual,
na articulação entre as disciplinas, e destas com a comunidade, situação agravada pela ainda
tímida identidade que indique o campo na qual essa modalidade está situada.
Referências
por Alternância. Brasília: UNEFAB, 2006.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.
CRUZ, N. A. Pedagogia da Alternância: (re) significando a relação pais-monitores no cotidiano da Escola Comunitária Municipal de Jaguaré – ES. 2004. 217 p. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2004.
ENGELS, Friedrich e MARX, Karl. A Ideologia Alemã (Feuerbach). 7ª Ed. São Paulo: Hucitec, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis: Editora UNESP, São Paulo, 2001.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs (Centros Familiares de Formação por Alternância). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIMA, E. N. A participação dos pais na pedagogia da alternância: a Escola-Família Agrícola Bontempo. 2004. 124 p. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2004.
MATO GROSSO. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC-MT, 2010. 165 p.
MELLO, Geison Jader. Ensino de Física para o ensino médio na Educação do Campo: aplicação dos conceitos físicos no cotidiano rural. 2008. 87 p. Trabalho de Docência Orientada (Monografia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia. 2008
.
MUELLER, Eduardo Ribeiro. Educação do Campo na Amazônia Legal de Mato Grosso: o perfil do estudante egresso em relação à aprendizagem de química. 2012. 102 p.
Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 2012.
NOSELLA, P. Uma nova educação para o meio rural: sistematização e problematização da experiência educacional das Escolas da Família Agrícola do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. 1977. 204 p. Dissertação (Mestrado)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 1977.
PESSOTI, A. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. 1978. 194 p. Dissertação (Mestrado)- Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 1978.
SANTOS, N. R. C. Educação do campo e alternância: reflexões sobre uma experiência na Transamazônica. 2006. 401 p. Tese (Doutorado)- Universidade Federal do Rio Grandedo Norte, Natal. 2006.
TEIXEIRA, Edival Sebastião et alli. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34,n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008.