CONTO “CASAL DE TRÊS” DE NELSON RODRIGUES E AS NOVAS MODALIDADES DE FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Yhasmine Barbosa Santos
  • Humberto Alves do Nascimento
  • Larissa Aparecida dos Santos Claro

Resumo

O artigo tem como proposta de estudo: a análise do conto, “Casal de Três” do autor Nelson Rodrigues, sob a perspectiva das Novas Modalidades de Família na Sociedade Contemporânea. O problema a ser analisado compreende a seguinte ideia: sob a ótica do conto, é possível afirmar que a legislação civil brasileira admite a união poliafetiva, partindo de relações extraconjugais até casos de acordos mútuos entre os conviventes? Neste caso, o estudo do Direito a partir da Literatura, possibilitou abordar o instituto do Direito de Família e a sua evolução, demonstrando a naturalidade que temas tão em voga na sociedade atual já eram presentes na sociedade descrita no conto. A metodologia utilizada para o estudo do problema foi a pesquisa qualitativa. Na pesquisa bibliográfica fez-se a utilização de materiais já publicados e, que abrangem o tema escolhido, sendo tal procedimento imprescindível para responder o problema suscitado. Quanto aos objetivos, optou-se por uma pesquisa explicativa, visando identificar os fatores que contribuem ou determinam a ocorrência de fenômenos importantes sobre o tema. Como método de abordagem foi adotado o dedutivo, que proporcionou uma análise a partir das teorias e leis gerais do conceito de Família, em seguida, foi analisado os aspectos do conto. Sob a análise do objetivo maior da pesquisa é: verificar a partir do conto, “Casal de Três”, se as novas relações afetivas, especialmente as poliafetivas, encontram amparo legal no ordenamento jurídico civil brasileiro; conclui-se que, as uniões poliafetivas até o presente momento, não são amparadas pelo ordenamento jurídico brasileiro, carecendo de formalização de normas.

Biografia do Autor

Yhasmine Barbosa Santos

Acadêmica do 9º semestre do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia- FACISA.

Humberto Alves do Nascimento

Especialista em Direito Penal, Processo Penal e Práticas Forenses. Professor do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia- FACISA.

Larissa Aparecida dos Santos Claro

Mestre em Estudos de Linguagem. Professora do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA.

Downloads

Como Citar

Barbosa Santos, Y., Alves do Nascimento, H., & dos Santos Claro, L. A. (2018). CONTO “CASAL DE TRÊS” DE NELSON RODRIGUES E AS NOVAS MODALIDADES DE FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista FACISA ON-LINE, 6(3). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/302