A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a importância da diversidade cultural na sociedade. O objetivo foi o de compreender a abordagem dada à cultura afro-brasileira no livro didático do 4º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada parte da pesquisa qualitativa a partir de leituras realizadas na Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), Lei 10639/03, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), dentre outros, que possibilitaram a fundamentação teórica. A pesquisa campo foi realizada com uma turma da 2ª fase do 2º ciclo (4° ano), em uma escola da rede estadual de Barra do Garças-MT e entrevista com a professora da referida turma. A pesquisa possibilitou a compreensão da importância de trabalhar com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” em sala de aula para além do proposto pelo livro didático. Isso ficou evidenciado pela forma como a professora desenvolveu o assunto ao valorizar o contexto histórico, para que os alunos possam se reconhecer e respeitar a cultura do outro.Downloads
Como Citar
SILVA BONFIM, Regina; SALETE REIS, Michele; MEDIANEIRA MORO TOLIO, Elisiane; WAGNER ADAMS, Marli. A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO. Revista FACISA ON-LINE, [S. l.], v. 6, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/288. Acesso em: 17 maio. 2025.
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Artigos