O ESTADO DE DIREITO BRASILEIRO AS PENAS E O SISTEMA PRISIONAL, SOB A VISÃO FILOSOFICA DE THOMAS HOBBES

Autores

  • Marcos Alan Silva Lima Unifacisa
  • Glauco Ferreira S. Ribeiro Unifacisa

Resumo

O presente trabalho analisa o sistema prisional, um dos importantes temas a ser discutido pela sociedade e a contribuição do Estado nesse processo. As indagações surgiram da necessidade de perceber se o sistema prisional realmente está cumprindo a função para a qual foi criado, segundo os conceitos filosóficos de Thomas Hobbes. Para tanto, conceitua-se o que seria este Estado e sua evolução na história, o contexto histórico em que viveu Hobbes, seu pensamento filosófico e sua influência na compreensão da violência atual, destacando os mecanismos criados para o enfrentamento dessa problemática. Buscou-se como parâmetro o pensamento desse filósofo inglês, mais precisamente em sua obra, O Leviatã, que ajudará a identificar o problema da violência no Brasil e a essência do homem nesse trajeto. Assim, tentar-se-á responder se o homem do século XXI, encarcerado no sistema penitenciário brasileiro está retrocedendo ao estado natural hobbesiano, em que é mau por essência e se o atual cenário no sistema penitenciário o deixa desprotegido e mergulhado na violência. O Estado tem a função de punir corretamente os indivíduos que praticam atos violentos de todos os gêneros, de forma preventiva, punitiva e ressocializadora. Neste percurso investigativo, tem-se a pesquisa bibliográfica como elemento fundamental, principalmente a obra O leviatã, como também periódicos e a internet, como ferramentas de pesquisa. Assim, espera-se vislumbrar o papel do Estado e o lugar dos homens, nesse processo, contribuindo com a investigação para uma maior discussão da temática na sociedade atual, trazendo novos e relevantes questionamentos.

Biografia do Autor

Marcos Alan Silva Lima, Unifacisa

Pós-graduando em Direito Penal, Processo Penal e Segurança Pública pela Faculdade Integrada de Patos – FIP. Advogado. Bacharel em Direito pela Unifacisa.

Glauco Ferreira S. Ribeiro, Unifacisa

Mestre em Ciências Jurídicas pala Universidade Federal da Paraíba. Professor do curso de Direito da Unifacisa.

Downloads

Como Citar

Silva Lima, M. A., & Ferreira S. Ribeiro, G. (2018). O ESTADO DE DIREITO BRASILEIRO AS PENAS E O SISTEMA PRISIONAL, SOB A VISÃO FILOSOFICA DE THOMAS HOBBES. Revista FACISA ON-LINE, 7(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/239

Edição

Seção

Artigos