TENSÕES E DESAFIOS DE ENSINO APÓS A LEI 10.639/03 PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Erotildes Pereira Leite Universidade de Cuiabá (UNIC)
  • Epaminondas de Matos Magalhães Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

O presente artigo propõe uma pauta de discussões acerca das relações étnico- raciais, a partir da qual objetiva proporcionar uma reflexão teórica sobre as tensões e desafios da inserção da lei nº 10.639/03, no currículo escolar, como um marco positivo no combate à desigualdade racial, alicerçado por estratégias de ensino que colaboram para uma educação cidadã, verdadeiramente inclusiva e antirracista. Desenvolver um ensino que vise uma educação antirracista prima pelo respeito à diferença e à diversidade. Ela não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar, respeitando as diferenças, requer mais do que o cumprimento das obrigações curriculares, exige uma postura ética e valorativa diante da cultura dos negros e afrodescendentes, que continuam sofrendo discriminações nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Erotildes Pereira Leite, Universidade de Cuiabá (UNIC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da Universidade de Cuiabá (UNIC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Pós- graduação em Educação étnico raciais (UFMT). Graduação em Pedagogia e Matemática.Professora do Ensino Fundamental do estado e município.

Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Downloads

Como Citar

Leite, E. P., & Magalhães, E. de M. (2018). TENSÕES E DESAFIOS DE ENSINO APÓS A LEI 10.639/03 PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista FACISA ON-LINE, 7(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/235

Edição

Seção

Artigos