FORMAÇÃO DE LEITORES: UM DESAFIO AOS PAIS E EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre a leitura, como ato de prazer e como instrumento de inserção dos indivíduos no contexto da sociedade letrada, considerando os educandos e os pais como sujeitos interativos no processo de desenvolvimento do hábito de ler. Discute a importância da leitura no processo de desenvolvimento cognitivo e os desafios impostos à prática da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, ainda, o projeto como instrumento favorecedor do letramento literário das crianças, a partir do relato de uma proposta de trabalho com leitura, desenvolvido em uma escola estadual do município de Pontal do Araguaia – Mato Grosso.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; SANTOS, Carmi Ferraz. Alfabetizar letrando.
In: SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos
e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de ler. São Paulo: Ática, 2000.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1988.
KLEIMAN, Ângela. Textos leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8 ed. Campinas, São Paulo,
2002.
KLEIMAN, Ângela B; MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes
nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre:
Artmed, 2002.
LETRIA, José Jorge. A leitura é um esporte. In: Revista Carta Fundamental. nº 41, p. 8 -11,
Set. 2012.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção
Primeiros Passos).
PAIVA, Aparecida; RODRIGUE; S, Paula Cristina de Almeida. Letramento literário na sala
de aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca
Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e Letramento na sala de
aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 3. ed. Campinas, SP: 1996.
VIGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
In: SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos
e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de ler. São Paulo: Ática, 2000.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1988.
KLEIMAN, Ângela. Textos leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8 ed. Campinas, São Paulo,
2002.
KLEIMAN, Ângela B; MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes
nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre:
Artmed, 2002.
LETRIA, José Jorge. A leitura é um esporte. In: Revista Carta Fundamental. nº 41, p. 8 -11,
Set. 2012.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção
Primeiros Passos).
PAIVA, Aparecida; RODRIGUE; S, Paula Cristina de Almeida. Letramento literário na sala
de aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca
Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e Letramento na sala de
aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 3. ed. Campinas, SP: 1996.
VIGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Como Citar
Araújo, S. M. (2015). FORMAÇÃO DE LEITORES: UM DESAFIO AOS PAIS E EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista FACISA ON-LINE, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/23
Edição
Seção
Artigos