O SISTEMA PRISIONAL E A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO ATRAVÉS DO TRABALHO

Autores

  • Valéria F. S. Ricarte Rodrigues
  • Sabrinna Correia M. Cavalcanti Universidade de Salamanca (USAL)

Resumo

Este artigo é o resultado de um estudo acerca do sistema prisional e a eficácia da ressocialização dentro das penitenciárias, no Brasil, descrevendo o sistema adotado no ordenamento jurídico pátrio. A pesquisa orientada tem por objetivo analisar os métodos de ressocialização do preso por meio do trabalho, e quais os benefícios ou consequências para a sociedade. O tipo de pesquisa adotado foi a exploratória e bibliográfica, utilizando revistas, artigos e reportagens, com declarações de informações importantes a respeito do indivíduo encarcerado. A Lei de Execução Penal assegura, de forma fundamental, os direitos e deveres na proposta de reconhecimento jurídico do trabalho do apenado, trazendo, assim, ao convívio social, um indivíduo reeducado, por meio do trabalho. A expectativa é que o artigo possa contribuir, da melhor maneira possível, no entendimento do tema, observando os aspectos jurídicos e sociais da Lei de Execução penal, que, mesmo mostrando-se a precariedade do sistema prisional, é necessário para o convívio social que o trabalho seja utilizado, como forma de reinserir o apenado na sociedade.

Biografia do Autor

Valéria F. S. Ricarte Rodrigues

Graduanda no curso de Direito pela CESED/ FACISA.

Sabrinna Correia M. Cavalcanti, Universidade de Salamanca (USAL)

Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca (USAL). Professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa).

Downloads

Como Citar

Rodrigues, V. F. S. R., & Cavalcanti, S. C. M. (2018). O SISTEMA PRISIONAL E A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO ATRAVÉS DO TRABALHO. Revista FACISA ON-LINE, 6(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/220

Edição

Seção

Artigos