UMA AVALIAÇÃO FENOMENOGRÁFICA DOS CURSOS SUECOS BASEADOS NA WEB

Autores

  • Alex Santos Pruth

Resumo

O propósito deste texto é discutir a avaliação de um curso superior oferecido por
uma universidade sueca. Para tanto, partiu-se de uma análise das avaliações feitas pelos estudantes, no ano de 2011-2012, quanto ao conteúdo, as aulas ministradas e a relação estabelecida entre o professor e os estudantes. O curso analisado foi o de Brasil Contemporâneo, da Universidade de Dalarna que é oferecido na forma EBW e faz parte da graduação em Português. As conclusões alcançadas e fundamentadas na análise dos questionários apontam para a necessidade de uma sistematização e de uma melhor exposição do conteúdo. Os estudantes, na sua maioria estrangeiros, tinham uma percepção da realidade
brasileira que, contraposta à literatura do curso, levou-os a reverem e a redefinirem a imagem que tinham do Brasil. Entrentanto, as avaliações apontam para a necessidade de desenvolvimento e fomento de trabalhos em grupos que os auxiliem na aprendizagem dos conteúdos. Este é um importante desafio dos cursos baseados na Web, na rede de ensino superior sueca.

Biografia do Autor

Alex Santos Pruth

Mestre em Educação pela Universidade de Estocolmo- Suécia. Pós-graduação em Pedagogia pela
Universidade de Dalarna – Suécia e mestre em Sociologia pela UFPE – Brasil. Cursou o doutorado em
Sociologia pela UFPE, não concluído. Professor Adjunto de Português pela Universidade de Dalarna

Referências

AMHAG, L. Dialogiska e-didaktiska strategier med responsgivning och argumentering
för lärande på distans. Nordiskt yrkespedagogiskt och yrkesdidaktiskt nätverk. Tema: På
väg mot en nordisk yrkespedagogik och yrkesdidaktik? 15-16 juni 2011, Högskolan på Åland,
2011.

GUIMARÃES, M. A.; CARVALHO, W. L. P.; OLIVEIRA, M. S., e. Raciocínio moral na
Tomada de Decisöes em Relação a Questäo Sociocientíficadas: o exemplo do
melhoramento genético humano. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010.

HRASTINSKI, Stefan. Nätbaserad utbildning: en introduktion. 1. uppl. Lund:
Studentlitteratur, 2009

KROKSMARK, T. Fenomenografisk didaktik. Acta Universitatis Gothoburgensis.

Didaktisk Tidskrift Vol. 17, No. 2-3, 2007

KROKSMARK,T. Fenomenografisk didaktik. Acta Universitatis Gothoburgensis. Didaktisk
Tidskrift Vol. 17, No. 2-3, 2007

LUNDGREN, Mats, SCHANTS, ANDERSSON. Distance teacher education: Experiences
from Dalarna University, Sweden." 34rd Annual ATEE Conference,2009.

MARTON, F. & BOOTH, S. Learning and Awareness. New Jersey: Lawrence
Erlbaum,1997

RAMSDEN, P. Learning to lead in higher education. London: Routledge.

SAITO, R., PRUTH, A., INOSE, H., MIZUFUNE, Y. & THOR, M. Pedagogical Methods in

Web-Based Language Teaching-Mapping. Paper presented at International Conference of
ICT for Language Learning, Florence, Italy, Libreriauniversitaria.it., 15th to 16th November
2012.

SANTOS, Neide. Estado da Arte em Espaços Virtuais de Ensino e Aprendizagem.
Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 4 – 1999.

SOUZA, Jefferson Costa de. Planejamento do Processo de Aprendizagem na Educação à
Distância a partir da Abordagem Cosntrucionista. Revista FACISA ON-LINE. Vol.
01,n.02,p.49-60, ago/dez, 2012.
STENSMO, Christer. Ledarskap i klassrummet. Lund: Studentlitteratur, 1997

ÅKERLIND, G. Variation and commonality in phenomenographic research methods.
Higher Education Research & Development, 24(4), 321-334, 2005.

Downloads

Como Citar

Pruth, A. S. (2015). UMA AVALIAÇÃO FENOMENOGRÁFICA DOS CURSOS SUECOS BASEADOS NA WEB. Revista FACISA ON-LINE, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/19

Edição

Seção

Artigos