UM OLHAR SOBRE A DIFERENÇA QUE HABITA EM TODOS

Autores

  • Aline Maira Batistella Campus Universitário do Araguaia - UFMT
  • Hidelberto de Sousa Ribeiro

Resumo

Neste trabalho são apresentadas algumas questões acerca da visão que se possu na atualidade sobre a homossexualidade. Como tal visão é influenciada por valores culturais e ideológicos sustentadas por relações de poder. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de interpretar a concepção de sujeito na modernidade como uma criação da sociedade ocidental, que tem como objetivo normatizar e padronizar comportamentos para,
assim, sustentar valores sociais de dominação. A metodologia utilizada é a qualitativa e a pesquisa bibliográfica está baseada em autores que tratam da análise do discurso, Ciências Sociais e Humanas.

Biografia do Autor

Aline Maira Batistella, Campus Universitário do Araguaia - UFMT

Pós-Graduada em Gêneros Textuais na Escola, pelo Campus Universitário do Araguaia - UFMT. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia/UFMT. Indigenista Especializada no Centro Cultural Ikuiapá/Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio – FUNAI. End. Barão de Melgaço, 3944. Centro Norte. Cuiabá-MT. CEP: 78005-300.

Hidelberto de Sousa Ribeiro

Pós-Doutor em Geopolítica (UNICAMP), Doutor em Sociologia (UNESP/Araraquara), Mestre em Geografia Humana (USP/SP). Professor de Sociologia e Geografia no Campus Universitário do Araguaia/UFMT. End.: Rua José Pedro, 63 – Cidade Velha, 78.600-000, Barra do Garças-MT.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Claude Lévi: transcrições Strauss e três lições de uma ciência primeira. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/cronos/pdf/9.2/d06.pdf> Acesso em: 21 set. 2009.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Foucault e a crítica do sujeito. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2001.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.BRASIL, Senado Federal. Projeto de Lei da Câmara, nº 122 de 2006. Disponível em:<http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.aspp_cod_mate=79604> Acesso em:15 jul. 2009.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. ADI 4277. Relator Ministro Carlos Ayres Britto.Brasília, 05 mai. 2011.Disponível
em:<http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado.asp?id=400547&tipo=TP&descricao= ADI%2F4277> Acesso em: 20 de out. de 2012.

CARDOSO, Plínio Balmaceda. Oscar Wilde: estudo bio-bibliográfico. Rio de Janeiro:Editora Livraria do Globo, 1935.

CECCARELLI, Paulo Roberto. A invenção da homossexualidade. Bagoas: estudos gays,gêneros e sexualidades, Natal, ano 2, ago. 2008. Disponível em:<http://www.ceccarelli.psc.br/artigos/portugues/html/invhomo.htm> Acesso em: 10 jun. 2009.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984. FUNKE, Peter e Nóvoa, Maria. Oscar Wilde. São Paulo: Editora Círculo de Leitores, 2003.

Downloads

Como Citar

Batistella, A. M., & de Sousa Ribeiro, H. (2015). UM OLHAR SOBRE A DIFERENÇA QUE HABITA EM TODOS. Revista FACISA ON-LINE, 1(2). Recuperado de https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php/revistafacisa/article/view/12

Edição

Seção

Artigos