Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Interfaces do Conhecimento?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Interfaces do Conhecimento publica quadrimestralmente artigos, ensaios, debates, entrevistas resenhas, INÉDITOS, sobre temas relevantes, de qualquer área de conhecimento, em língua portuguesa, inglesa e espanhola.

 

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Científico e Consultivo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor (res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.

ORIENTAÇÕES PARA COLABORAÇÕES:

 

  • Cada texto só poderá conter no máximo 6 autores.
  • Os autores, ao submeterem artigos para publicação na Revista, serão legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia quanto a qualquer responsabilidade.
  • As opiniões emitidas serão de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos, não expressando, necessariamente, a opinião do UniCathedral – Centro Universitário, da Editoria ou dos Conselhos da Revista.
  • Cada autor só poderá publicar DOIS artigos por edição.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os textos, OBRIGATÓRIAMENTE INÉDITOS , devem ser digitados em Word obedecendo à seguinte formatação:

I. Identificação do articulista - Em tamanho A4 (210 mm x 297mm), fonte 12 com título, sem o nome do autor. A identificação do autor deverá ser feita EM UM ARQUIVO À PARTE (SUPLEMENTAR), com as seguintes informações:

  1. título do trabalho;
  2. nome completo do(s) autor (res);
  3. titulação acadêmica máxima;
  4. instituição onde trabalha(m) e a atividade exercida;
  5. endereço completo para correspondência;
  6. telefone e e-mail para contato;
  7. apontar (caso necessário) a origem do trabalho, a vinculação a outros projetos, a obtenção de auxílio para a realização do projeto e quaisquer outros dados relativos à produção do material.

OS TRABALHOS – em arquivo separado da identificação

DO LAYOUT DA PÁGINA

  • Margem superior e esquerda: 3,0 cm
  • Margem inferior e direita: 2,0 cm

DOS PARÁGRAFOS

  • Início de parágrafo: 1,5 cm da margem
  • Início de citação: 4,0 cm da margem num único corpo

DAS FONTES, ESPAÇAMENTOS E NÚMERO DE PÁGINAS

  • Corpo do texto e referências: fonte Times New Roman, tamanho 12
  • Citações destacadas do texto: fonte Times New Roman, tamanho 11
  • Espaçamento: espaço 1 ¹/² em todas as seções do texto; espaço simples e tamanho 11 nas citações longas, a 4,0 cm da margem;
  • Numeração - As páginas deverão ser numeradas no canto superior direito;

II.  Os artigos devem ter no mínimo 10 e no máximo 20 (vnte) laudas e devem, obrigatoriamente, conter:

  1. 1.      Os artigos científicos devem ser encabeçados por resumo, introdução, na qual deve ser colocado claramente o tema, o objeto, o objetivo, a justificativa, o método (se for o caso), e o referencial teórico preliminar (se for o caso), seguido pelo corpo do texto, considerações finais e referências.
  • Títulos com as iniciais em caixa alta, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados. 
  • Resumo. Para artigos escritos em português, resumo em português e abstract em inglês ou resumen em espanhol; quando escritos em espanhol, resumo em espanhol e português.
  • Os resumos devem ser redigidos em parágrafo único, espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, com até 250 palavras. Deve conter tema, objetivo geral, metodologia, autores basilares e conclusão.
  • Palavras-chave: até 3 (três) palavras-chave, separadas por ponto.
  • Referências - As referências s devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2018 da ABNT (sistema autor/data), ao final do trabalho.

2 . É de responsabilidade do(s) autor (es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.

OBS: O primeiro nome do autor deve estar por extenso.

 

a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

 b) Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

c) Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

d) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

e) Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo.

f) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

g) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local.

 

h) Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

 

i) Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

j) Doutrina

BARROS, Raimundo Gomes de. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, São Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago. 1995

k) Jurisprudência

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula n. 14. In: _____. Súmulas. São Paulo: Associação dos Advogados do Brasil, 1994. p. 16.

BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Habeas-corpus n. 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 dez. 1994. Lex: jurisprudência do STF e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998.

 

l) Legislação

BRASIL. Medida Provisória n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

m) Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico

SILVA, Lygia Maria Pereira. Violência doméstica contra a criança e o adolescente. Recife: EDUPE. 2002, p. 27. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_ criancas_adolesc.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019.

 

 

  • Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2018.

 

  1. 5.    Citações bibliográficas no corpo do texto devem obedecer a NBR 10520 (ABNT). As citações literais curtas devem ser integradas ao texto, entre aspas, seguidas parênteses com sobrenome do autor e ano da publicação e página.

Exemplo:

1 -  Os fatores de manutenção ou aspectos insatisfatórios, “diziam respeito ao contexto do trabalho, ou seja, às condições dentro das quais o trabalho era realizado“ (MAXIMIANO, 2000, p. 358).

2 - Analisando a rotação do osso sobre a base pode-se descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente. (KAPAN, 2001)

3 - Este instrumento de avaliação do desempenho dos alunos não apresenta embasamento estatístico e não pode ser provado. (MILLON,1999 apud SISTO, 2000, p.40)

5.2 - As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm com a fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples, caixa alta. Dentro dos parênteses também devem ser indicados o autor, ano de publicação e a página de onde foram retiradas.

Observação: Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (Oliveira, 1999a; Oliveira, 1999b).

Exemplo:

Ele ama apaixonadamente a mãe e a deseja sexualmente. Quer livrar-se do pai que lhe barra este caminho. Quer por isso assassiná-lo e castrá-lo. Como conseqüência, teme a vingança retaliatória do pai.

6 - Notas de rodapé - As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto, em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 11.

 7- Siglas

 As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

 III. Ensaios, resenhas e relatos de experiência (integrais) devem conter de 01 (uma) a 09 (nove) laudas, seguindo os formatos próprios da natureza de cada trabalho.

 

 a)      Resenhas

 [SOBRENOME do autor, nome do autor. Título da obra em negrito. Local de edição da obra: editora, ano da publicação, número de páginas da obra]

Nome do Autor da resenha, Fonte Times New Roman, 12, no canto direito (breve currículo em nota de rodapé)

Texto da resenha, fonte Times New Roman, l 12

 

Ensaio Científico ou acadêmico

Recomenda-se que contenha introdução, fundamentação, conclusão e Referências.

IV. Para reimpressão de Fotografias, Figuras, Quadros e Tabelas extraídos de outros textos, devem ser indicada a fonte de referência e anexada à autorização para publicação do autor e, em relação a fotografias, autorização das pessoas fotografadas.

 

  1. Fotografias nítidas, apresentadas em formato digital padrão JPEG e em 300 dpis de resolução.
  2. Figuras devem ser apresentadas em formato digital padrão JPEG e em 300 dpis de resolução.
  3. Quadros e Tabelas devem ser acompanhados de título, legenda e/ou explicação que permita compreender o significado dos dados reunidos. De preferência que sejam feitos originalmente no excel. Evitar linhas e curvas soltas feitas no Word.

V. Após a aprovação ou não do artigo para publicação, a Editoria fará o comunicado ao autor.

 

VI. RESPONSABILIADE IDEOLÓGICA

 

Os textos científicos representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Interfaces do Conhecimento mantida pelo UniCathedral – Centro Universitário, vinculada ao Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – NUPPEX.

VII. Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os arquivos para submissão devem ser inéditos, observar o escopo e os objetivos do periódico, bem como atender ao público-alvo da Revista Interfaces do Conhecimento.
  2. Os arquivos para submissão devem seguir, rigorosamente, a formatação dos modelos padrão de artigos, resenhas e resumos da Revista Interfaces do Conhecimento, disponibilizados na página inicial.

 Os arquivos para submissão devem ser encaminhados para análise em formato Microsoft Word, não ultrapassando 2MB.

  1. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Os artigos, resenhas e resumos submetidos devem ser originais e inovadores. Não serão aceitos artigos, resenhas e resumos publicados em outros periódicos

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Estou de acordo com as normas de declaração de transferência de direitos autorais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

 

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;
Ensaios Científico ou acadêmico : revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;

Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas relevantes;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos nas diferentes áreas de conhecimento;
Resenhas: de obras nacional ou estrangeira;
Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.