A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DAS HEMORRAGIAS PÓS PARTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Bruna Gomes Alves Rocha

Resumo


Resumo: As hemorragias pós parto são responsáveis por 25% de todas as mortes de gestantes no mundo. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais causas de hemorragias pós parto, compreender a importância do enfermeiro para atuar na prevenção e no manejo. A metodologia utilizada no estudo foi de revisão bibliográfica quantitativa, critérios de inclusão foram artigos que estivessem disponíveis na íntegra no idioma português e que se adequassem ao tema. Os resultados foram expostos de forma descritiva. Identificou-se que a principal etiologia é a atonia uterina seguida de lacerações do canal de parto, retenção de restos placentários e distúrbios de coagulação.  A forma mais eficaz de prevenção é por meio da orientação durante o periodo pré-natal e puerpério.

Descritores: Enfermagem Obstétrica; Hemorragias Pós-Parto; Prevenção Hemiorragias Pós-Parto.


Texto completo:

PDF

Referências


BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CASTLE, Marieta. Ler e reler o mundo. Pátio, revista pedagógica. ArtMed. Fev/abril – 2005.

ESPINOZA, Ana Maria. É preciso ajudar os alunos a entender os textos de ciências. Nova Escola. ABRIL: São Paulo, dezembro, 2007.

FERRARI, Márcio. Variar textos: a melhor receita para formar leitores. Nova Escola. ABRIL: São Paulo, 2005.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2003.

MAIA, Joseane. Literatura na Formação de Leitores e Professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

PARREIRAS, Ninfa. Confusão de Língua na Literatura: O Que o Adulto Escreve, a Criança Lê. Belo Horizonte, 2009.

RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V.19.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O Ato de Ler: Fundamentos Psicológicos para uma Nova Pedagogia da Leitura. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 41-42.

SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca Escolar e Práticas Educativas: O Mediador em Formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.