O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: as tecnologias da inteligência e a cibercultura.

Elissandra de Lima Gouveia de Moraes, Elaine Cristina Navarro, Fabiane Alves da Silva

Resumo


Esta pesquisa traz um estudo de grande importância sobre Tecnologia, inovação e criatividade na Gestão Acadêmica com o objetivo de apresentar e compreender a gestão da práxis educativa no âmbito das tecnologias da inteligência e a cibercultura, bem como a importância dos novos recursos tecnológicos disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca explorar “O impacto da tecnologia no ensino superior: as tecnologias da inteligência e a cibercultura”, mostrando de uma forma simples, por meio de uma análise exploratória, como tratar tecnologia enquanto inovação da mediação pedagógica, a fim de utilizá-la como meio de produção do conhecimento no ensino superior, trazer o aprimoramento de ideias e descoberta de novos conceitos a respeito das tecnologias, proporcionando reflexões relevantes, a partir da observância e de um estudo bibliográfico. Para tanto, adotou-se como referencial teórico: Pierre Lévy (1999), Silva (2000), Saviani (2009), Lemos, (2002) e Lemos (2003). Conclui-se que as tecnologias da inteligência presentes na sociedade têm se tornado bastante eficaz no ensino superior, são aliadas no processo de ensino-aprendizagem, têm um papel muito importante no processo de formação dos acadêmicos, pois facilitam o aprendizado de conteúdos e possibilitam novos conhecimentos.

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Referências


LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2002.

LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Entrevista: a educação fora da escola. Revista Ciências da Educação, Americana, v. 11, n. 20, p. 17-27, set. 2009.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.


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