A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria da gloria Oliveira

Resumo


RESUMO


A presente pesquisa teve como objetivo discutir sobre a Educação Infantil, com ênfase na linguagem oral e escrita nesta etapa de ensino. A escolha pelo tema justifica-se, considerando a necessidade de compreender como as crianças constroem seus conhecimentos sobre a linguagem, sem perder de vista as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e que devem norteiar a referida etapa de ensino. O percurso metodológico constou de uma revisão bibliográfica, a partir de consultas em livros, artigos científicos e dissertações de mestrado sobre o assunto. Ao se eleger como objeto de estudo a linguagem e a escrita, o trabalho também incluiu estudos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases (1996); BNCC- Base Nacional Curricular Comum (2017); o PNE- Plano Nacional de Educação (2014-2024), DCN- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os quais serviram de bases legais para a realização da pesquisa. Os resultados sinalizaram que a linguagem é um elemento dinâmico, e possui variantes regionais e as capacidades comunicativas se desenvolvem por meio de práticas cotidianas.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Linguagem oral e escrita. Práticas Pedagógicas.

 

ABSTRACT

 

ThisresearchaimedtodiscussEarlyChildhoodEducation, withemphasison oral andwrittenlanguage in thisstageofteaching. The choice for thethemeisjustified, consideringtheneedtounderstandhowchildren build theirknowledgeaboutlanguage, withoutlosingsightofthepedagogicalpracticesused in theclassroomandthatguidethereferredteachingstage. The methodological path consistedof a bibliographicalreview, basedonconsultations in books, scientificarticlesandmaster'sdissertationsonthesubject. Bychoosinglanguageandwriting as theobjectofstudy, theworkalsoincludedstudiesonthe LDB – Law ofGuidelinesand Bases (1996); BNCC- Common National Curriculum Base (2017); the PNE- NationalEducationPlan (2014-2024), DCN- National Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation, whichserved as legal bases for conductingtheresearch. The resultsindicatedthatlanguageis a dynamicelement, andhas regional variationsandcommunicativeabilities are developedthroughdailypractices.

 

Keywords:EarlyChildhoodEducation. Legal bases. Oral andwrittenlanguage.Pedagogicalpractices.


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