COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO FRENTE AOS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Vera Lúcia Macedo, Kamila Marques da Silva, Renan Ribeiro, Elaine Cristina Navarro, Suelen Menin Fleck

Resumo


O trabalho ora apresentado tem como objetivo discutir acerca da formação do professor, com ênfase na docência do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se compreender os aspectos relevantes inerentes à formação inicial e continuada desses profissionais, sem perder de vista as competências pedagógicas necessárias ao fazer docente. As discussões incluem o Ensino Médio e bases legais, bem como os inúmeros desafios enfrentados pelos docentes na contemporaneidade, além de enfatizar a ideia de que a competência docente atual deve seguir o uso das ferramentas tecnológicas, domínio de conteúdo, capacidade de relacionar teoria e prática. Tais competências, quando bem desenvolvidas pelo docente podem contribuir significativamente ao aprendizado discente. A pesquisa, essencialmente bibliográfica, envolveu estudos de Nóvoa (2009), Perrenoud (2011), Gatti (2010), dentre outros. Destaca-se também, as consultas em revistas, artigos científicos, dissertações e teses, os quais trouxeram significativas contribuições para a construção do trabalho. Os resultados apontam para a importância dos saberes docentes advindos dos cursos de formação e das experiências pessoais e profissionais dos professores, os quais refletem na aprendizagem dos alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.