ESCOLA E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Heloisa Carolina Santos Miranda, Gisele Silva Lira de Resende

Resumo


Este trabalho trata da temática da violência doméstica, uma realidade que atinge milhares de pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos. A amplitude e a complexidade do assunto permitem a sua discussão em vários contextos, mas, neste estudo, o foco recairá sobre duas grandes instituições da sociedade - a família e a escola, colocando-se em evidência o seguinte questionamento: até que ponto as escolas podem contribuir para minimizar os casos de violência doméstica contra a criança e o adolescente? Nessa conjuntura, esta pesquisa tem como objetivo maior analisar se as escolas públicas do bairro Santo Antônio, no município de Barra do Garças, estão contribuindo para minimizar os números de violência doméstica contra a criança e o adolescente. Para isso, foi necessário adotar a pesquisa básica e a abordagem qualitativa, aprofundando-se o tema em fontes bibliográficas, utilizando-se como autores fundamentais Guerra (2011), Ishida (2014) e, ainda, a legislação brasileira (BRASIL, 1988, 1990). Além disso, lançou-se mão de uma pesquisa de campo, para identificar quais as formas de intervenção das escolas supracitadas, diante de situações indicadoras de violência doméstica infantil, a fim de solucionar o problema levantado. Conclui-se que as escolas têm contribuído, em parte, para a diminuição dessa violência, sendo necessária a utilização de medidas preventivas mais eficazes e um comprometimento efetivo da população e do Estado para romper com essa prática criminosa, que é crescente no município.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.