A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL NA AGÊNCIA DO SEBRAE EM BARRA DO GARÇAS

Claudia Campos Leite Diello, Anderson Vaz Bispo, Laura Núbia Penquis de Abreu

Resumo


Este artigo tem o propósito de analisar a importância da implantação da Gestão pela Qualidade Total na agência do SEBRAE na cidade de Barra do Garças-MT, com foco na implantação do Programa 5S – Housekeeping. O Sistema de Gestão pela Qualidade Total é caracterizado por ser um sistema de gestão estratégico capaz de promover melhores resultados para as empresas que os utilizam, isto envolve melhoria nos processos, nos ambientes de trabalho para os colaboradores e nos resultados finais. A implantação de um sistema de Gestão pela Qualidade Total envolve vários processos e etapas que precisam ser seguidas, no entanto, o Programa 5S (Housekeeping) representa a atividade inicial, sendo considerado por muitos como um pré requisito para os demais Programas, Métodos e Ferramentas da Qualidade. Os métodos de pesquisa utilizados foram tanto quantitativos quanto qualitativo, por meio da aplicação de questionário aplicado aos colaboradores da agência e uma entrevista aplicada à gerente da unidade, para entender os aspectos que envolvem a viabilidade da implantação da gestão pela qualidade total com ênfase no programa housekeeping 5´s. Os principais autores utilizados neste objeto de estudo foram: Ballestero-Alvares (2012), Campos (2004) e Paladini (2004). Os dados levantados foram analisados, resultando em um plano de superação com sugestões de melhorias as quais podem ajudar a agência do SEBRAE em Barra do Garças a desenvolver e implantar a gestão da qualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Luis César G. de. Organização Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional: Arquitetura organizacional, Benchmarking, Empowermont, Gestão pela Qualidade Total, Reengenharia: volume 1 – 2º. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ARAUJO, Luiz César G. de. Organização Sistema e Métodos: e as tecnologias de gestão organizacional. 2. ed – São Paulo: Atlas, 2006.

ARAUJO, Luiz César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. 1. Vol. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ARMSTRONG, Gary; KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2007.

BALLESTERO-ALVARES, Maria Esmeralda. Gestão da Qualidade, produção e operações - 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade Total. Padronização de Empresas. 1º ed.- Nova Lima: INDG, 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade Total: Padronização de Empresas. Nova Lima: INDG Tecnologia e serviços Ltda – 2004.

CERVO, BERVIAN e DA SILVA, Armando Luiz, Pedro Alcino e Roberto. Metodologia Científica. – 6º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações – 3º.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. – Barueri, São Paulo: Manoel, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações – 2º. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

COSTA, Marcelo Lima. O sistema SEBRAE. Concepçãoconsultoria.com.br. Outubro de 2003. Disponível em: . Acesso em: 08 de agosto de 2017.

CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma Visão Holística – 8º. Ed. 9. Reimpr. – São Paulo: Atlas. 2015.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade – 2.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FITZSIMMONS, JAMES A. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4 ed - Porto Alegre: Bookman, 2005.

KELLER, Kevin L.; KOTLER, Philip. Administração de marketing. Trad. Yamamoto, Sônia Midori. 14.ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

KOTLER e ARMSTRANG, Philip e Gary. Princípios de Marketing: 12.ed - São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

KOTLER e KELLER. Philip e Kevin Lane. Administração de Marketing. A Bíblia do Marketing. 12º ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, Planejamento, Implementação e Controle – 5.ed. São Paulo – Atlas, 1998.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade, Fundamentos de metodologia científica – 7.ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2011

MARTINS, Ptrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. – 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru: Introdução a Administração – 2. ed. Revisada e Atualizada-São Paulo: Atlas, 2011.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2. ed revista e ampliada – São Paulo: Cengage Learning, 2011.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Djalma de Pinheiro Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Praticas – 32.ed. – São Paulo: Atlas, 2014.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Pratica. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e Gestão de Estoques. 2 . ed – São Paulo: Érica, 2013.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de Estagio e de Pesquisa em Administração. Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 3º ed. – São Paulo: Atlas, 2013.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sebrae 40 anos em Mato Grosso. 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 de agosto de 2017.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Termo de Referência para Atuação do Sistema Sebrae em Sustentabilidade-1.ed. Cuiabá: Sebrae, 2017.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Relatório de Sustentabilidade 2015 - 1.ed. Cuiabá – Sebrae, 2015.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Perfil Mato Grosso, Mercado e Negócio 2019: Região de Barra do Garças – 2.ed. Cuiabá – Sebrae, 2019.

SILVA, João Martins da. 5s: O ambiente da qualidade. 1. ed. – Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.