ANÁLISE DO ENDOMARKETING NO 2º BPM DE BARRA DO GARÇAS-MT

Claudia Campos Leite Diello, Iniss Pozzobom Costa Mews, Pamella Sampaio dos Santos

Resumo


Este artigo tem o propósito de analisar o endomarketing no 2° BPM de Barra do Garças-MT, por meio da ênfase e ações colocadas em práticas pela gestão desse órgão na valorização das funções dos PM’s perante a sociedade. Para que uma instituição privada ou pública se destaque no mercado tão competitivo nos dias atuais é necessário que todos os colaboradores e servidores públicos tenham pleno conhecimento sobre seus produtos e de seus serviços prestados, para que se tornem defensores das imagens e ideias das organizações. Mas para que isso aconteça é necessário que os funcionários sejam estimulados ao comprometimento e sejam vistos pela gestão como clientes internos. Neste artigo serão abordados assuntos como o breve histórico da organização, os métodos de pesquisa aplicados para identificar a motivação, valorização e interação pessoal dos PM’s e também o ambiente de trabalho em relação a estrutura física no 2° BPM de Barra do Garças-MT. Os métodos de pesquisa utilizados foram tanto quantitativos quanto qualitativo, por meio da aplicação de questionário aos policiais militares e entrevistas com os gestores, com base a pesquisa bibliográfica de importantes autores como José Roberto Marques, Ana Julia Diniz Azevedo; Maria da Penha Machado de Medeiros, Idalberto Chiavenato e Analisa de Medeiros Brum. Logo, os dados levantados foram analisados, resultando em um plano com propostas práticas, na aplicação de ações de endomarketing para atender as necessidades e desejos do cliente interno.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Ana Julia Diniz; MEDEIROS, Maria da Penha Machado de. Satisfação No Trabalho: Um Estudo De Caso Na Procuradoria-Geral De Justiça Do Rio Grande Do Norte, 2012. Faculdade Machado Sobrinho. Disponível em: . Acessado em: 16/05/2017.

BARBOSA. Jociandre. Conceito de Palestra de Motivação – Palestrante Jociandre. 09 nov 2013. Disponível em: . Acessado em 24/08/2017.

BARROS, Bruno. Processo de recompensar pessoas. Brasil, BR. 20 de junho de 2012. Disponível em . Acesso dia 30/08/2017.

BARTH, Mauricio; NEGRI Adriana de. Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno. Revista Temática. Jan. 2012. Disponível em . Acesso dia 01/11/2016.

BERGAMINI, Daniane. Dicas e Exemplos de Reconhecimento usando a TV Corporativa. Jun 2016. Disponível em: . Acessado em: 30/08/2017.

BOGMANN, Itzhak Meir. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.

BRASIL. Decreto nº 88.513, de 13 de Julho de 1983. Dispõe sobre o Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas, e dá outras providências. Brasília - DF, 22 agosto 2016. Disponível em: . Acesso em: 22/08/2016.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing Como Estratégia de Gestão. Porto Alegre: L&PM, 1998.

________________________. Um Olhar Sobre O Marketing Interno. Porto Alegre: L&PM, 2000.

________________________. Face a Face com o Endomarketing: O papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

BRUNELLI, Maria da Graça Mello. Motivação no serviço público. Porto Alegre, RS: 2008. Originalmente apresentado como Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Pós-Graduação em MBA. Disponível em: . Acesso em: 14/03/2017.

CARREIRA, Mundo. O que é motivação no ambiente de trabalho e como estimulá-la? 25 set 2016. Disponível em: . Acessado em: 13/08/2017.

CELESTINO, Sílvio. O que fazer quando seu funcionário está infeliz no trabalho? Exame.com. 31 jul 2015. Disponível em: . Acessado em: 30/08/2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2009.

¬¬¬¬____________________. Administração de Recursos Humanos. 7.ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

CLEIN, Claudelir. et al. Influência do ambiente de trabalho na saúde física e emocional do trabalhador: estudo ergonômico em uma fábrica de máquinas industriais. Revista ADMpg. Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p.53-59, 2014. Disponível em: < http://www.admpg.com.br/revista2014_1/Artigos/Artigo%206%20%20v.7%20n.1%20on%20line.pdf>. Acesso em: 11/08/2017.

COSTA, Paula Cristina. Motivação no Trabalho. Out 2012. Disponível em: . Acessado em 16/09/2017.

COSTA, Paulo Roberto (Tenente Coronel Policia Militar – Comandante Regional do 5° Comando Regional – 2015). Relatório de Passagem de Comando. Barra do Garças, 2015.

CUNHA, Maria Helena. Planejamento estratégico e plano de ação – instrumentos da gestão cultural. Secretária da Cultura do Rio de Janeiro – RJ, 2015. Disponível em: . Acesso em: 18/08/2017.

CURY, Antonio. Organização e métodos: Uma Visão Holística. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

D.A.R.E. A Look At Your Decisions Student Workbook. 8.ed. Centro de Capacitação PROERD da PM-DF, 2003.

DUARTE, Gilmar. Utilize os pontos fortes da empresa para maximizar a rentabilidade. 19 jun 2013. Disponível em: . Acessado em: 17/08/2017.

ELISA CAMILO, Vanessa. Valorização do colaborador – Fator decisivo para a redução do absenteísmo e turnover. RH.COM.BR. 14 ago. 2012. Acesso dia 01/03/2017.

EMPRESA ÁGIL. Comunicação Empresarial: Conceito, aplicação e importância. E-book Disponível em: . Acesso dia 01/11/2016.

ENTSCHEV, Bernt. Funcionário desvalorizado é funcionário desmotivado. 04 fev 2016. Disponível em: . Acessado em 15/09/2017.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. São Paulo – SP: Saraiva, 2005.

FENILI, Renato Ribeiro. Gestão de Materiais. Brasília: ENAP - (Fundação Escola Nacional de Administração Pública), 2015.

FILHO, João Chinelato. O&M Integrado à Informática. 12.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4.ed. São Paulo: Bookman, 2007.

FONSECA, Mariana. 7 formas baratas de motivar os funcionários da sua empresa. Exame.com. 05 jan 2016. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/pme/7-formas-baratas-de-motivar-os-funcionarios-da-sua-empresa/>. Acesso em: 20/05/2017.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo - SP : Atlas, 2010.

_________________. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo - SP : Atlas, 2002.

GOMES, Cícero. O Insatisfeito. 02 set 2015. Disponível em: . Acessado em: 30/08/2017.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO. Portal Transparência do Governo de Mato grosso. Mato Grosso, MT, 09 agosto 2016.Disponível em: . Acesso em: 09/08/2016.

GÜNTHER, Hartmut. Como Elaborar um Questionário. Laboratório de Psicologia Ambiental. Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, 2003, Nº 01. Universidade de Brasília e Instituto de Psicologia.

HUNTER, Pamela. Estratégias Para Fazer Pesquisas De Opinião Com Funcionários. Out 2003. Disponível em: . Acessado em: 31/08/2017.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LARANJA, José Luis. Autonomia. Assembleia Legislativa do Estado De Mato Grosso. 10 mar 2017. Disponível em: . Acessado em: 30/08/2017.

LOUREIRO. Tony. Palestras Motivacionais: qual a importância delas? 02 dez 2016. Disponível em: . Acessado em 27/08/2017.

MARCONDES, Carolina. Endomarketing: a conquista de público interno. 02 set 2015. Disponível em:. Acessado em: 11/09/2017.

MARCONDES, José Sérgio. Plano de Ação: O que é? Conceitos, Como fazer, Aplicação, Modelo. 29 set 2016. Disponível em: . Acesso em: 18/08/2017.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARQUES, José Roberto. Relação líder e liderado – Uma via de mão dupla. Brasil, BR. 26 mar 2013. Disponível em: . Acessado em 20/06/2017.

___________________. Funcionário do mês – adotar ou não nas organizações?14 jan 2016. Disponível em: . Acessado em 30/08/2017.

___________________. Por que é importante realizar uma confraternização de empresa. 28 jul 2016. Disponível em: . Acessado em 26/08/2017.

MARTIR, Rogério. A importância do descanso no ambiente laboral. 12 nov 2013. Disponível em: . Acesso em: 11/08/2017.

MELO, Luísa. As características do ambiente de trabalho produtivo. Exame.com. 11 out 2013. Disponível em: . Acessado em: 13/08/2017.

MELO, Vanêssa Pontes Chaves de. Comunicação interna e sua importância nas organizações. Tecitura, V.1, p. 1-12, 2006.

MENDES, Regina Stela Almeida Dias. Endomarketing como Ferramenta de Comunicação com o Público Interno. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2004.

NAATZ, Ivan. Princípio da estabilidade financeira. Santa Catarina, SC, 19 Junho 2013. Disponível em: < http://ivannaatz.blogspot.com.br/2013/06/principio-da-estabilidade-financeira.html>. Acesso em: 07/03/2017.

NASCIMENTO, Iris Oliveira do. Competências de Soldado: Relações de Gênero na Formação Profissional da Polícia Militar. João Pessoa, PB: UFPB, 2013. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado. Universidade Federal da Paraíba.

NOGUEIRA, Zizete Falcão. A Importância na Interação entre Pessoas e Organização. Brasil, BR. 08 setembro 2010. Disponível em: . Acessado em: 16/05/2017.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Prática. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

___________________________________. Sistemas, Organização e Métodos: Uma Abordagem Gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PASSADORI, Reinaldo. O Líder precisa ouvir ou escutar? Brasil, BR. 13 ago 2013. Disponível em: . Acessado em: 23/05/2017.

PM AMBIENTAL BRASIL. Mato Grosso – Polícia Militar Ambiental. Brasil - BR, 2016. Disponível em: . Acesso em: 01/09/2016.

POLÍCIA MILITAR. Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Mato Grosso. Mato Grosso, MT, 07 maio 2017. Disponível em: < http://www.pm.mt.gov.br/-/5089286-lei-complementar-231-estatuto-dos-militares>. Acesso em: 07/03/2017.

________________. História da Policia Militar no Brasil. Mato Grosso, MT, 09 agosto 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/08/2016.

________________. Síntese Histórica Oficial Da Policia Militar do Estado de Mato Grosso - Para Uso Em Cerimonial. Mato Grosso, MT, 09 agosto 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/08/2016.

PRATES, Wladermir Ribeiro. Análise interna e externa de uma organização (análise SWOT). 07 mar 2014. Disponível em: . Acessado em: 17/08/2017

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos para Estágio e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágio, Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Estudos de Caso. 2.ed. São Paulo – SP: Atlas, 1999.

____________________________. Projetos para Estágio e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágio, Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Estudos de Caso. 3.ed. São Paulo – SP: Atlas, 2013.

ROSA, Lucas Henzda. A importância da interação e do relacionamento entre gestor e colaborador no ambiente organizacional. Brasil, BR. 21 set 2015. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/a-importancia-da-interacao-e-do-relacionamento-entre-gestor-e-colaborador-no-ambiente-organizacional/90432/>. Acessado em: 21/05/2017.

ROSSA, Giovana. Qualidade de vida no Trabalho. 02 set 2015. Disponível em: . Acessado em: 28/08/2017.

ROSSETTI, Gislaine. WhatsApp como Ferramenta de Comunicação Interna. Interface – Comunicação Empresarial, 20 mai 2015. Disponível em: Acesso em: 23/05/2017.

SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. A importância de palestras motivacionais para empresa e funcionários. 08 abril 2016. Disponível em: . Acesso dia 24/08/2016.

SCHERMANN, Daniela. Como fazer análise de dados de uma pesquisa. Brasil, BR. 24 out 2016. Disponível em: < http://blog.opinionbox.com/como-analisar-os-dados-de-uma-pesquisa/>

SESP – MT - SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Plano Estadual de Segurança Pública. Mato Grosso, MT, 22 agosto 2016. Disponível em: < http://www.seguranca.mt.gov.br/UserFiles/File/(Plano%20Estratgico).pdf>. Acesso em: 22/08/2016.

SESP – SP - SECRETÁRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. História da Polícia Militar no Brasil São Paulo, SP, 09 agosto 2016. Disponível em: Acesso em: 10/08/2016.

SILVA, et al. Relacionamento interpessoal no contexto organizacional. 2007. Disponível em: < http://www.convibra.com.br/2008/artigos/289_0.pdf>. Acesso em: 27/08/2017.

SILVA, Kelly Fernanda da. et al. Motivação como aumento da satisfação e melhoria de desempenho na empresa de materiais rodantes. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos” v. 04, nº 1, p. 23-45, JAN-JUN, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2017

SZPINGEL, Ricardo. Campanha de Incentivo: saiba como motivar seu colaborador. 2016. Disponível em: . Acessado em: 30/08/2017.

TORTORETTE, Maiara. Profissionais motivados, empresas desenvolvidas. Brasil, BR.22 jan 2010.Disponível em: . Acessado em: 02/06/2017.

VIEIRA, Carolina Belli. et al. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg - Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, 2011.

XAVIER, Camilla. Recursos Humanos e Liderança: Uma parceria estratégica. Recursos Humanos: Coletânea de Artigos. Belo Horizonte, 2011, p.92 e 93.

ZACHER, Clarissa. Relação entre líderes e liderados. Brasil, BR. 01 jul 2007. Disponível em: . Acessado em: 11/08/2017.

ZENONE, Luiz Claudio. Marketing: Conceitos, idéias e tendências. 1.ed. São Paulo-SP: Atlas, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.