A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO EM PROL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Jefferson Costa de Souza, Alexsandra Pereira Silva de Souza

Resumo


Este estudo busca compreender a Economia Solidária como instrumento aplicável na consecução da representação social na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, procurou-se abordar aspectos históricos e conceituais da construção dessa educação, tencionando apontar um método capaz de mitigar os efeitos nocivos de uma economia desigual, imposta ao longo dos tempos, e apresentar práticas educativas e socioeconômicas aplicáveis na formação cognoscente de jovens e adultos. Por meio da Economia Solidária, a pesquisa identificou práticas de construção do saber que ampliam os horizontes para um pensar construtivo. Como resultado, observou-se a necessidade de uma efetiva compreensão acerca de Economia Solidária, pelos agentes envolvidos no processo, a fim de que tal método de externalização de saberes, na forma de representações sociais solidárias, venha a permitir a produção efetiva de saberes, por meio da diversidade de representações, de forma consciente, em um ato de verdadeira cidadania.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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