SUJEITO, LEITURA E CONTEXTO: A FORMAÇÃO DO LEITOR E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
Resumo
O presente estudo traz considerações sobre a leitura como um processo de compreensão e apreensão de sentidos, levando em conta o educando como sujeito ativo e interativo nesse processo. Reflexões sobre a formação do leitor na universidade são feitas, tendo em vista os fatores que contribuem para a não formação de bons leitores na Educação Básica e os reflexos disto no desempenho linguístico do estudante universitário. Além disso, ressalta-se o papel do docente universitário, como facilitador e mediador do ensino da leitura, para que se formem leitores proficientes, sujeitos de leitura. Considera-se que a leitura é um processo de construção de significados, apreendidos na interação leitor-texto-autor, observadas as condições de produção. Os caminhos para a formação de leitores nessa perspectiva dependem da desconstrução das concepções de leitura, trabalhadas ao longo da formação básica do educando.
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ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
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