AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO É VISTO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug

Resumo


Objetivamos neste estudo analisar as percepções da comunidade escolar, de uma escola da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), quanto às características pessoais e profissionais do professor de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB). Caracterizamos os procedimentos metodológicos como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos uma entrevista como instrumento de pesquisa, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Participaram do estudo cinquenta e dois integrantes da comunidade da referida escola, rede de ensino e cidade. Concluímos que, nas percepções da comunidade escolar estudada, os professores de EF da EB demonstraram, predominantemente, as suas características profissionais sobre as pessoais, bem como demonstraram mais características negativas do que positivas, fato esse que aponta uma desvalorização da imagem dos professores de EF Escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Características do Professor. Comunidade Escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHAM, Ada. El universo profesional del enseñante: um laberinto bien organizado. In: ABRAHAM, Ada (Org.). El enseñante es también una persona. Conflitos y tensiones em el trabajo docente. Barcelona: Gedisa, 2000. p. 23-32.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALBUQUERQUE, Igor Valença de; ALMEIDA, Beatriz da Silva Vieira; ALMEIDA, Bruno dos Santos Ferreira; DIAS, Fabíola de Almeida; LOPES, Marcelle Silva; CARREIRO, Eduardo Augusto. Dificuldades encontradas na Educação Física Escolar que influenciam na não-participação dos alunos: reflexões e sugestões. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 14, n. 136, p. 1-5, sep. 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com.br/efd136/dificuldades-encontradas-na-educacao-fisica-escolar-que-influenciam-na-nao-participacao-dos-alunos... . Acesso em: 11 mar. 2021.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. 51-54, mai. 1984.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2003.

BERRIA, Juliane; CONFORTIN, Susana Cararo; SANT’ANA, Jader; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio; SANTOS, Saray Giovana dos. Seleção dos informantes. In: SANTOS, Saray Giovana dos; MORETTI-PIRES Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 157-168.

BESSA, A. M. F. dos S. Professor do ensino básico: representação social de si e da profissão, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Aveiro, Aveiro, 2009.

CANFIELD, Marta de Salles. Planejamento das aulas de Educação Física: é necessário? In: CANFIELD, Marta de Salles (Org.). Isto é Educação Física! Santa Maria: JtC Editor, 1996. p. 21-32.

CASTILHO, Ana L.; CHARÃO, Carine; LIGABUE, Laura. Quanto vale um professor? Revista Educação, São Paulo: Segmento, jun. 2004.

CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; CRISTINO, Ana Paula da Rosa; BERNARDI, Ana Paula; KRUG, Hugo Norberto. A formação de professores e o tempo: uma discussão sobre a reflexão crítica na construção da identidade docente. In: KRUG, Hugo Norberto (Org.). Saberes e fazeres em Educação Física. Santa Maria: [s.n.], 2007. p. 8-13. (Coleção Formação de Professores de Educação Física; v. 1).

CORDEIRO, M. H. B.; HADDAD, L. Delineando modelos de escola e perfil de professor: um estudo com estudantes do Vale do Itajaí e da Universidade Federal de Alagoas. In: SOUSA, C. P. de et al. (Orgs.). Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro: Universidade do Aveiro, 2009.

CRISTINO, Ana Paula da Rosa; IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Hugo Norberto. As concepções de Gestão Escolar de professores de Educação Física. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 8, p. 129-140, jul./dez. 2008.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1992.

DARIDO, Soraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, O. M. de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 6. ed. Campinas: Papirus, 2010.

FERREIRA, Lucimar M.; KRUG, Hugo Norberto. Os bons professores formadores de profissionais de Educação Física: características pessoais, histórias de vida e práticas pedagógicas. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 24, p. 73-96, 2001.

GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental e na Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis – SC. Florianópolis: O Grupo, 1996.

ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Hugo Norberto. O professor de Educação Física e sua participação na Gestão Escolar: contribuições para a formação profissional. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 1-15, dez. 2008.

INFANTE, M. J.; SILVA, M. S.; ALARCÃO, Isabel. Descrição e análise interpretativa de episódios de ensaio: os casos como estratégia de supervisão reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

KRUG, Hugo Norberto. Os fatores que dificultam e que facilitam a prática pedagógica de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, jul. 2019a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-fatores-que-dificultam-e-que-facilitam-a-pratica-pedagogica-de-professores-de-educacao-fisica-da-educacao-basica. Acesso em: 28 set. 2021.

KRUG, Hugo Norberto. O bom professor de Educação Física nas representações sociais de alunos da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, jun. 2019b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-bom-professor-de-educacao-fisica-nas-represntacoes-de-alunos-da-educacao-basica. Acesso em: 28 set. 2021.

KRUG, Hugo Norberto. Avaliando a Educação Física Escolar: os aspectos positivos e negativos. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp. - EF, p. 28-37, 2021a.

KRUG, Hugo Norberto. As perspectivas futuras de professores de Educação Física na Educação Básica em diferentes fases na carreira docente. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp. - EF, p. 26-35, 2021b.

KRUG, Hugo Norberto. As causas da indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física da Educação Básica nas percepções da comunidade escolar. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp. - EF, p. 11-27, 2021c.

KRUG, Hugo Norberto. Expectativas e realizações de professores de Educação Física no início da docência na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp. - EF, p. 50-61, 2021d.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso. Os motivos do bom e mal-estar docente de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp. - EF, p. 62-72, 2021.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso. A marginalização da Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 39, v. 2, p. 78-86, 2019.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano. Pensando a docência em Educação Física: percepções dos professores da Educação Básica. Revista Di@logus, Cruz Alta, v. 6, n. 2, p. 23-43, 2017.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano. Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Textura - ULBRA, Canoas, v. 20, n. 44, p. 289-306, 2018.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. O bom professor de Educação Física Escolar na percepção de acadêmicos ingressantes na graduação. Revista Querubim, Niterói, a. 10, n. 24, v. 2, p. 18-24, 2014a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; MEDEIROS, Camila da Rosa; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. A docência na visão de futuros professores de Educação Física. Revista Saberes, Natal, v. 1, n. 10, p. 186-212, nov. 2014b.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; FLORES, P. P. As representações sociais de diretores escolares sobre a Educação Física na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 13, n. 33, v. 02, p. 97-103, 2017.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Marcas docentes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 42, v. 4, p. 25-35, 2020a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Horizontes - Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 223-246, jan./jun. 2019.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Marcas docentes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 42, v. 4, p. 25-35, 2020a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. A atratividade docente: um estudo de caso com professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 41, v. 3, p. 82-90, 2020b.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Marcas docentes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 42, v. 4, p. 25-35, out. 2020c.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. A Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar. Educação Básica Revista - EBR, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 19-36, 2020e.

KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Hugo Norberto. As características pessoais do bom professor na opinião dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 10, n. 126, p. 1-15, nov. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/as-caracteristicas-pessoais-do-bom-professor-em-ed... . Acesso em: 19 mai. 2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1992.

LUFT, Celso Pedro. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MACHADO, Laêda Bezerra; AZEVEDO, Márcia Ferreira de; FREIRE, Suelen Batista. O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de Pedagogia. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 38, n. 2, p. 311-336, jul./dez. 2013.

MARCONDES, Maria Inês O papel pedagógico político do professor: dimensões de uma prática reflexiva. Revista da Educação ABC, n. 104, p. 35-44, 1997.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

NASCIMENTO, Bianca Bueno do; GARCES, Solange Beatriz Billing. Educação Física ou rola bola? A percepção da comunidade acadêmica sobre as aulas de Educação Física. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 17, n. 178, p. 1-10, mar. 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd178/educacao-fisica-ou-rola-bola... . Acesso em: 20 mai. 2021.

NEIRA, Marcos Garcia. Por um currículo multicultural da Educação Física. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 12, p. 31-40, 2006.

PARANÁ. Secretaria de Educação. Dia a dia educação. Curitiba: Secretaria de Educação / PR, 2018. Disponível em: http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 27 set. 2021.

PIROLO, Alda Lucia; MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira. Os professores de Educação Física e as dificuldades da prática pedagógica escolar. Revista Especial de Educação Física, n. 2, p. 1-10, 2005.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Revista Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá, n. 04, p. 129-148, mai. 2008.

RIBEIRO, M. L.; CUNHA, Maria Isabel da. Trajetória da docência universitária em um programa de pós-graduação em saúde coletiva. Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 14, n.32, 2010.

SCHWARTZ, S.; BITTENCOURT, Z. A. Quem é o “bom professor” universitário? Estudantes e professores de cursos de Licenciatura em Pedagogia dizem quais são as (ideais) qualidades deste profissional. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃOSUL (ANPEDSUL), IX., 2012. Anais, ANPEDSUL, 2012. p. 1-13.

SILVEIRA, E. C. O professor e a prática educativa, 1988. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

SOMARIVA, João Fabrício Guimara; VASCONCELLOS, Diego Itibere Cunha; JESUS, Thuiane Vieira de. As dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física das escolas públicas do município de Braço Norte. In: SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SIMFOP), V., 2013, Tubarão. Anais, Tubarão: UNISUL, Campus Universitário de Tubarão, 2013. p. 1-14.

SOUZA, I. S. de. Elementos críticos para a elaboração de uma teoria pedagógica da Educação Física Escolar: um estudo nas escolas públicas do município de Aracajú (SE), 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.

TELLES, Cassiano; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Hugo Norberto. Os saberes necessários ao bom professor de Educação Física Escolar na percepção dos acadêmicos ingressantes da graduação. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, mar. 2015. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-saberes-necessarios-ao-bom-professor-de-educacao-fisica-escolar-na-percepcao-dos-aca... . Acesso em: 20 mai. 2021.

VOLPATO, Gildo; BAUMER, Édina Regina; AZEREDO, Jéferson Luiz de; DOMINGUINI, Lucas. Desafios da profissão e problemas na formação de professor na percepção de acadêmicos de Artes Visuais e Matemática. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 223-245, jul./dez. 2011.

WAGNER, Vera Lúcia Schwingel. A participação da comunidade escolar, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Escolar) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. (Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.