CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DAS PROFESSORAS

Josiane Peres Gonçalves, Maria Juciélli Simões

Resumo


Este estudo aborda aspectos importantes sobre gênero na Educação Infantil, com crianças que têm um dos primeiros contatos com a sociedade externa, no momento em que vão para as instituições educativas. O objetivo é identificar as influências exercidas pela escola no processo de construção da identidade de gênero das crianças desse nível de educação, segundo a perspectiva das professoras, uma vez que essas crianças encontram-se em um grupo social diferente do seu convívio familiar. A pesquisa bibliográfica aborda questões relativas ao conceito de gênero e à construção da identidade em crianças pré-escolares, destacando o papel da família e da escola nesse processo. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 4 professoras, sendo 2 (duas) da Rede Municipal e 2 (duas) da Rede Particular de Ensino, todas graduadas em Pedagogia e trabalham com crianças de 3 anos de idade. Os resultados indicam que as professoras percebem diferença entre as meninas, que são vistas como calmas e concentradas, e os meninos, que são vistos como agressivos e agitados. Quanto à organização dos brinquedos, embora optando por deixar que as crianças façam suas escolhas, as professoras percebem que as meninas preferem as bonecas e os meninos preferem carrinhos e bola para brincar e, consequentemente, as crianças optam por brincar com colegas do mesmo gênero. Assim, constata-se que a escola influencia no processo de construção da identidade de gênero, reforçando os padrões predominantes na sociedade.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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