DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARANAÍBA/MS

Washington Cesar Shoiti Nozu, Valdir Bento Souto

Resumo


O presente texto insere-se nos estudos que têm como norte o princípio da dignidade da pessoa humana, considerado o fundamento dos direitos humanos. Delimitando a temática, objetivou-se levantar as concepções e percepções de professores da rede pública de ensino de um município sul-mato-grossense acerca da dignidade da pessoa humana, de modo a revelar suas preocupações, críticas e sugestões para a promoção desse princípio. O ciclo metodológico do trabalho configurou-se a partir de estudo bibliográfico sobre o tema da dignidade e de pesquisa de campo, instrumentalizada por meio de uma entrevista realizada com cinco professores da rede pública de ensino de Paranaíba/MS. Posteriormente à coleta, os dados foram tabulados e analisados, tendo como referência alguns pressupostos teóricos que discutem a dignidade da pessoa humana. Os resultados apontam que as percepções dos professores sobre o assunto ultrapassaram a problemática da sala de aula e alcançaram questões sociais, culturais, políticas e territoriais mais amplas, já que relatam, ao refletir sobre a dignidade, suas dificuldades vivenciadas no cotidiano tanto na escola quanto fora dela.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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