LETRAMENTO ACADÊMICO BILÍNGUE PARA SURDOS EM INTERAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Egle Katarinne Souza da Silva, Erica Dantas da Silva

Resumo


O artigo aborda as práticas de letramento inclusivo que precisam ser observadas na universidade para a promoção de situações comunicativas que proporcionem a socialização e a construção do conhecimento em atividades que envolvam surdos e ouvintes. O objetivo é identificar, na literatura científica, as modificações necessárias para tornar as interações na universidade acessíveis ao surdo. Metodologicamente, quanto aos objetivos esta pesquisa se caracteriza por ser exploratória; quanto aos procedimentos é bibliográfica; e quanto à abordagem de análise dos dados é qualitativa. Os principais autores que orientam as discussões presentes nesse trabalho são Kleiman (2005), Soares (2014), Batista-Júnior (2008), Quadros (2004) e Valentini e Bisol (2012). Como resultados notamos a emergência no reconhecimento da singularidade linguística do surdo (que se expressa por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, e da Língua Portuguesa na modalidade escrita), a identificação do papel dos recursos humanos que atuam nas atividades propostas pela universidade e a seleção ou produção de textos em formatos que envolvam a constituição visual do texto e o uso da Libras como língua de comunicação.


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ISSN: 2238-8524

 

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