A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Hugo Norberto Krug

Resumo


Objetivamos com este estudo analisar as causas e consequências da desvalorização profissional docenteem Educação Física(EF) na Educação Básica (EB), nas percepções de professores da área, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo de estudo de caso. Utilizamos uma entrevista como instrumento de pesquisa, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Participaram quarenta professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que, tanto o rol de causas, quanto o rol de consequências da desvalorização profissional docente em EF na EB apontam para a constatação de que a maioria destas está ligada aos próprios professores de EF da EB, ou seja, a si mesmos e a minoria está ligada à estrutura da escola/sistema educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Desvalorização Profissional. Causas. Consequências.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Fabiana Ritter; KRONBAUER, Carla Prado; KRUG, Hugo Norberto. A valorização da participação dos professores de Educação Física nas reuniões pedagógicas escolares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 28-40, 2013.

BARBOSA, Andreza. Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 384-408, jul./dez. 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERRIA, Juliane; CONFORTIN, Susana Cararo; SANT’ANA, Jader; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio; SANTOS, Saray Gomes dos. Seleção dos informantes. In: SANTOS, Saray Gomes dos; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 157-168.

BORBA NETO, Manoel Etelberto. Motivos para a desvalorização do profissional de Educação Física no ambiente escolar, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2017.

CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; CRISTINO, Ana Paula da Rosa; BERNARDI, Ana Paula; KRUG, Hugo Norberto. A formação de professores e o tempo: uma discussão sobre a reflexão crítica na construção da identidade docente. In: KRUG, Hugo Norberto (Org.). Saberes e fazeres na Educação Física. Santa Maria: [s.n.], 2007. p. 8-13. (Coleção Formação de Professores de Educação Física; v. 1).

ESTEVE, José Manuel; VERA, Julio. Los profesores ante el cambio social: repercusiones sobre la evolución de la salud de los profesores. Barcelona: Antropos, 1995.

FLORES, Patric Paludett; CONTREIRA, Clairton Balbueno; ILHA, Franciele Roos da Silva; CRISTINO, Ana Paula da Rosa; KRÜGER, Leonardo Germano; KRUG, Hugo Norberto. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria (RS): a fase de desinvestimento na carreira docente. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 15, n. 145, p. 1-9, jun. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd145/o-percurso-profissional-de-professores-de-educacao... . Acesso em: 12 jul. 2021.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-170.

KRUG, Hugo Norberto. A reflexão na prática pedagógica do professor de Educação Física, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.

KRUG, Hugo Norberto. Vale a pena ser professor…. de Educação Física Escolar? Revista Digital Lecturas: Educación Física y Desportes, Buenos Aires, a. 13, n. 122, p. 1-7, jul., 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/edf122/vale-a-pena-ser-professor-de-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 02 out. 2021.

KRUG, Hugo Norberto. Avaliando a Educação Física Escolar: os aspectos positivos e negativos. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp.-EF, p. 28-37, jun. 2021a.

KRUG, Hugo Norberto. Os fatos marcantes no início da docência nas percepções de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp.-EF, p. 45-57, fev. 2021b.

KRUG, Hugo Norberto. Ações docentes para a valorização da Educação Física na Educação Básica: as percepções dos professores da área. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp.-EF, p. 36-44, fev. 2021c.

KRUG, Hugo Norberto. As perspectivas futuras de professores de Educação Física na Educação Básica em diferentes fases na carreira docente. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp.-EF, p. 26-35, fev. 2021d.

KRUG, Hugo Norberto. Caracterização da infra-estrutura da escola para a prática da Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp.-EF, p. 38-49, jun. 2021e.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso. Os motivos do bem e do mal-estar docente de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp.-EF, p. 62-72, jun. 2021.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; ILHA, Franciele Roos da Silva. Professores iniciantes de Educação Física Escolar: os seus dilemas e sua gestão. Quaestio: Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 315-337, dez. 2013.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. A marginalização da Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 39, v. 2, p. 78-86, 2019.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano. Pensando a docência em Educação Física: percepções dos professores da Educação Básica. Revista Di@logus, Cruz Alta, v. 6, n. 2, p. 23-43, mai./ago. 2017.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano. Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Textura, Canoas, v. 20, n. 44, p. 289-306, set./dez. 2018.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. A cultura da Educação Física Escolar. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, n. 1, p. 61-77, jan./jun. 2016.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; FLORES, Patric Paludett. A representação social de si mesmo e da profissão docente de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 2, n. 4, p. 49-63, jul./dez. 2017a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. Os desafios docentes no cotidiano educacional em diferentes fases da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 37, v. 4, p. 33-41, 2018a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. A marginalização da Educação Física na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 14, n. 36, v. 03, p. 45-51, 2018b.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. Implicações dos baixos salários para o trabalho docente na percepção de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 14, n. 36, v. 03, p. 28-34, 2018c.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. As dificuldades pedagógicas em diferentes fases da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Horizontes - Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 223-246, jan./jun. 2019a.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. A docência em Educação Física na Educação Básica: os fatores indicativos de (in)satisfação profissional em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 4, p. 13-22, 2019b.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. O clima escolar e suas implicações para o trabalho docente em Educação Física na Educação Básica. Revista Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, Rio de Janeiro, a. VI, v. 1, n. 2, p. 130-156, 2019c.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan Indicativos de (des)valorização da Educação Física na Educação Básica: a percepção de professores em diferentes fases da carreira. Revista UNIFAMMA, Maringá, v. 19, n. 1, p. 1-19, 2020a.

LEANDRO, Maiara Gonçalves. A valorização da disciplina de Educação Física pela comunidade escolar: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Cocal do Sul – SC, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

LUFT, Celso Pedro. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MARCOLAN, S. G. et al. Docência: fatores indicativos de insatisfação na contemporaneidade. Revista Àgora, n. 25, p. 84-96, dez. 2017.

MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Hugo Norberto. Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública da Santa Maria – RS. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, p. 215-237, jul./dez. 2012.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hubitec/Abrasco, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013.

NOAL, I. K. Manifestações do mal-estar docente na vida de professores do Ensino Fundamental: um estudo de caso, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

SILVA, Bruna Alves da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BRITO, Ana Paula Gonçalves. Análise de conteúdo: uma perspectiva metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa em educação. Revista Cadernos da FUCAMP, Monte Castelo, v. 20, n. 44, p. 52-66, 2021.

SILVA, Márcio Salles da; KRUG, Hugo Norberto. Os sentimentos de bem ou mal-estar docente dos professores de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental de Santa Maria (RS): um estudo fenomenológico. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n. 2, p. 38-46, nov. 2004.

SIMON, Heloisa dos Santos; CARDOSO, Andréia Rodrigues de Souza; DOMINGUES, Soraya Corrêa. Está chovendo, e agora? A Educação Física e o dia de chuva – um estudo de caso. Revista Motrivivência, Florianópolis, n. 31, p. 346-353, dez. 2008.

SOMARIVA, J. F. G.; VASCONCELLOS, D. I. R.; JESUS, T. V. de. As dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física das escolas públicas do município de Braço Norte. In: SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SIMFOP), V., 2013, Tubarão. Anais, Tubarão, 2013. p. 1-14.

SZYMANSKY, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

TELLES, Cassiano; KRUG, Hugo Norberto. A inclusão de alunos com deficiência em Educação Física Escolar. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-9, jul. 2014. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-na-educacao-fisica-escolar. Acesso em: 19 out. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.