“OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES TÊM UMA GRANDE FORÇA EM CIMA DAS CRIANÇAS”: MÍDIA, CONSUMO INFANTIL E IMPACTOS NA VIDA FAMILIAR

Maria de Fátima Moreira da Silva, Celia Regina de Carvalho, Josiane Peres Gonçalves

Resumo


A pesquisa buscou investigar a influência do consumo infantil na vida cotidiana de crianças na faixa etária de dois a seis anos e de suas famílias. Para isso, adotou-se um referencial teórico a fim de ter uma melhor compreensão sobre as realidades das famílias diante do consumismo infantil. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, com análise de propagandas destinadas ao público infantil veiculadas em programas de TV aberta, vídeos do Youtube e aplicativos infantis, além de entrevista semiestruturada com dois responsáveis por crianças na faixa etária de dois a seis anos. De acordo com os resultados do estudo, os produtos alimentícios e os brinquedos rotulados por personagens de desenhos animados são os itens mais comuns nas propagandas observadas. Uma das principais estratégias utilizadas pelas propagandas são os comerciais em que aparecem crianças felizes manipulando os brinquedos de forma lúdica, histórias com narração infantil, fazendo com que aumente o interesse pelo produto apresentado. Com isso, acaba causando impactos sociais e econômicos na vida dos pais, que muitas vezes cedem ao desejo dos filhos, comprando produtos que muitas vezes não necessitam, somente para satisfazer o desejo das crianças de possuir o objeto de desejo ou para evitar determinados constrangimentos.


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ISSN: 2238-8524

 

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