AVALIAÇÃO: Um olhar reflexivo sobre o processo de acompanhamento na Educação Infantil

Marília Souza Medeiros Rodrigues, Thereza Cristina Rocha dos Arbués Carneiro, Paula Regina Rodrigues Menêses

Resumo


RESUMO: A avaliação é uma das etapas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da vida escolar. Diante disso, a finalidade deste artigo é analisar o desenvolvimento do processo de avaliação na Educação Infantil. Para realização deste, foi utilizada a pesquisa qualitativa a partir dos levantamentos bibliográficos e de campo. A fundamentação teórica teve por base autores como Libâneo (1994), Luckesi (2003), Hoffmann (2008), RCNEI (1996), LDB (9394/96) dentre outras. A pesquisa campo se fez por meio da observação na turma do Pré II, na Educação Infantil, em uma creche na cidade de Montes Claros de Goiás-GO a fim de analisar o processo avaliativo na prática e realização de entrevista com a professora regente da turma. Dessa forma, constatou-se que a avaliação na Educação Infantil ainda não é concebida prioritariamente como auxiliadora e reorientadora da prática pedagógica em detrimento da utilização e valorização de modelos, ainda tradicionalmente, homogeneizantes, centrados no desenvolvimento de aptidões restritas e pontuais.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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