APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DE VIGOTSKI: PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS

Lívia De Oliveira Teixeira Dias Carvalho, Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira

Resumo


O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva de Vygotsky, no período de 2009 à 2019. Para tanto realizou-se uma pesquisa no Portal de Periódicos Capes, foram analisados trabalhos divididos em eixos e os resultados demostraram uma escassez de artigos nesta plataforma, uma vez que a predominância dos estudos se destinam às áreas de matemática e linguagens. Destaca-se que muitos aspectos envolvendo a teoria ainda possuem limitações e os há aspectos importantes a ser discutido para tratar de aprendizagem e desenvolvimento nesta perspectiva.  

Palavras-Chave: Aprendizagem, desenvolvimento, Vigotski..


Texto completo:

PDF

Referências


CARRARA, Kester (org.) Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

CASTRO, Rafael Fonseca de; ALVES, Clarisse Vaz Peres. Consciência Em Vygotsky: Aproximações Teóricas. IX ANPED Sul, 2012.

COELHO, Luana, PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista E-Ped-FACOS. V. 2, n. 1, 2012.

DUARTE, Newton. A Escola De Vigotski E A Educação Escolar: Algumas Hipóteses Para Uma Leitura Pedagógica Da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.

KAULFUSS, Marco Aurélio. Vygotsky E Suas Contribuições Para A Educação. Disponivel em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/CbhpvBukokmetSx_2017-1-21-11-30-48.pdf. Acesso em: jul, 2019.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTTO, Regina Celia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007.

OLIVEIRA, Cláudia da Cunha Monte; SILVA, Eliane Campos da. Vygotsky E A Educação. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educ., Vitória-ES, v. 17, n. 2, jul./dez. 2011.

SILVA, Flavia Gonçalves da; DAVIS, Claudia. Conceitos De Vigotski No Brasil: Produção Divulgada Nos Cadernos De Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 633-661, set./dez. 2004.

SOUZA, Audrey Pietrobelli de, ROSSO, Ademir José. Mediação E Zona De Desenvolvimento Proximal (Zdp):Entre Pensamentos E Práticas Docentes. Congresso Nacional de Educação EDUCERE. PUC-PR, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.