AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA

Marilia de Rosso Krug, Eduardo de Lima Santos da Silva, Hugo Norberto Krug, Sirlei de Lurdes Lauxen

Resumo


Este artigo trata da experiência desenvolvida na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) localizada no estado do Rio Grande do Sul a partir da concepção do Programa de Residência Pedagógica (PRP) nos Cursos de Educação Física e Pedagogia. Participaram deste estudo de caso, 20 acadêmicos integrantes do PRP, dos 24 residentes do programa. A coleta das informações foi realizada por meio de questionários e análise documental. As informações foram interpretadas por meio da analise de conteúdo. No ambiente escolar os residentes salientaram que a maior contribuição do programa foi, conhecer a rotina e aprender a respeitar as individualidades dos alunos e professores, dentro do contexto escolar o que proporcionou índices melhores de aprendizagens. De acordo com os residentes o programa foi muito importante, pois lhes proporcionando a oportunidade de conhecer a realidade da escola, a aprendizagem de novas metodologias de aula, o que contribuiu, significativamente, para a formação de suas identidades docentes.

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